segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Regional de Pedra Azul inicia módulo 2 do Curso de Saúde Bucal


Curso visa formar profissionais na prevenção de doenças bucais

Servidores públicos de 12 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha participam da capacitação
ALUNAS PARTICIPAM DE ATIVIDADES EM GRUPO (FOTO: ALLAN CAMPOS)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) iniciaram no período de 10 a 14 de setembro, o módulo 2 do curso de Técnico em Saúde Bucal, que visa discutir a organização do trabalho, planejamento das ações e prevenção de doenças bucais.
Com carga horária de 600 horas, sendo 240 horas no momento de concentração (presencial) e 360 horas no período de dispersão, o novo módulo terá como conteúdo a anatomia humana, o diagnóstico bucal coletivo, o sistema de informação, a educação, o processo de trabalho e a vigilância em saúde bucal, além de promover uma discussão sobre as doenças bucais e o atendimento no consultório odontológico.

ALUNAS SIMULAM SITUAÇÕES DO COTIDIANO
Nas primeiras duas unidades deste módulo, que foram realizadas nesta semana, os alunos estudaram sobre o funcionamento do corpo humano, buscando identificar os órgãos e estruturas relacionadas a cavidade bucal, a função dos dentes e periodonto, além de analisar as características do diagnóstico bucal coletivo.
A auxiliar de saúde bucal do município de Rio do Prado, Anália Barbosa, acredita que o curso tem ampliado o conhecimento prático e teórico que as alunas possuem e que tem incentivado uma mudança de postura no ambiente de trabalho. "As dificuldades que enfrentamos têm nos incentivado para que possamos enriquecer o nosso conhecimento e para que possamos colocar em prática tudo o que temos aprendido. Como exemplo, cito a formação de grupos de gestantes, onde incluímos a odontologia no pré-natal e foi um sucesso", exemplificou.
Já a aluna do município de Rubim, Jucélia Souza, contou que não possuía conhecimentos aprofundados sobre vários assuntos abordados no curso de TSB. Segundo ela, o ponto positivo do curso é que tem proporcionado uma gama de conhecimentos, rico em detalhes, com troca de experiências entre as alunas. "Temos ciência de que ainda temos muito que melhorar. Principalmente, no que se refere ao planejamento das ações, com habilidades e conhecimentos específicos e flexibilidade para trabalhar em equipe", disse.
Para participar do curso, a Auxiliar de Saúde Bucal do município de Santo Antônio do Jacinto, Janicelia Rodrigues, grávida de 8 meses, tem que viajar cerca de 200 km, sendo que metade do trecho é de estrada de chão. A aluna conta que tanto esforço vale a pena para que possa se qualificar no curso, que é o primeiro realizado na região. "Estou muito empolgada com essa etapa do curso porque estou aprendendo questões mais práticas, como a questão do diagnóstico de doenças bucais, as causas das doenças e quais são os tipos de prevenção ou como se prevenir de doenças", opinou.

O curso


O curso de Técnico em Saúde Bucal tem uma carga horária total de 1.300 horas, sendo 560 horas presenciais (período de concentração) e 740 horas no período de dispersão. Na GRS Pedra Azul, participam do curso auxiliares de saúde bucal dos municípios de Almenara, Bandeira, Cachoeira de Pajeú, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário