quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Diamantina realiza encontro de corais no Mercado Velho

Corais resgatam obras de grandes compositores mineiros
Fonte: Prefeitura de Diamantina - Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, producaocultural@diamantina.mg.gov.br


Neste sábado, 29/09, Diamantina receberá o Coral Vozes da Globo, da Rede Globo Minas e o coral da Unimed que se apresentarão junto ao Coral Eny Assunção Baracho do Conservatório de Musica "Lobo de Mesquita". Este grande encontro de corais será realizado no Centro Cultural Davi Ribeiro, Mercado Velho, as 19 horas. 

O evento tem como marco a  apresentação do acervo de manuscritos musicais do maestro Vespasiano Gregório dos Santos, que contempla grandes compositores mineiros como o próprio Lobo de Mesquita. Este será um espetáculo belíssimo que os diamantinenses e visitantes não podem perder.

O projeto “Oficina Coral 2012”, incentivado pelo Ministério da Cultura e apoiado culturalmente pelo Instituto Unimed-BH, conclui seu primeiro objetivo com um concerto em Diamantina. Maestro com graduação e especialização pela UFMG, Márcio é regente titular e diretor artístico da Orquestra Jovem de Ouro Preto, e desenvolve intenso trabalho de pesquisa sobre o nosso passado musical.
O maestro explica que foram utilizados manuscritos musicais presentes no acervo histórico e eclesiástico da Paróquia de Nossa Senhora de Pilar, de Ouro Preto, e no acervo de manuscritos musicais do maestro Vespasiano Gregório dos Santos. 

As obras selecionadas são do gênero sacro e sua publicação preenche a lacuna no repertório de música brasileira dos séculos XVIII e XIX para corais e orquestras. Foram revistas e editadas 32 obras agrupadas em 10 volumes perfazendo um total de 1200 páginas de música impressa. Estão presentes compositores conhecidos como Lobo de Mesquita e João de Deus Castro Lobo, além de diversas obras anônimas. 

“A situação da obra de compositores brasileiros é desalentadora. Os manuscritos de suas obras são, frequentemente, consumidos pela ação do tempo e de intempéries, sendo raras as obras editadas que permitem a execução e apreciação de nossa música”, informa o maestro. “Com este projeto, resgata-se a música de compositores mineiros e obtem-se efeitos multiplicadores e desdobramentos diversos com a distribuição gratuita das partituras para bibliotecas públicas e universitárias, corais e orquestras brasileiras”, adiciona.

O concerto de lançamento será realizado no “Mercado Velho” de Diamantina no dia 29 de setembro de 2012, às 19 horas, com entrada franca. Contará com a participação do Coral Unimed-BH e do Coral do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita, de Diamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário