quarta-feira, 4 de julho de 2012

Minas Novas: oposição e situação racham. Podem sair até 4 candidatos a prefeito

Prefeito Zé Henrique quer lançar professor Adalgísio como seu candidato. Grupo político prefere o vice-prefeito Adão Carlos.
Oposição racha em duas candidaturas: o ex-prefeito Felipe Mota e o empresário Gil do Supermercado.
Prefeito Zé Henrique (à direita), vice-prefeito Adão Carlos (no centro) com o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo (à esquerda).
"Nunca os grupos e lideranças políticas estiveram tão divididos. Acabaram as lideranças em Minas Novas. A última foi Murilo Badaró, ex-prefeito, ex-deputado e senador", afirma o historiador Álvaro Freire, com seus 87 anos de conhecimento e experiência.
O povo de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, que conversa sobre política 24 horas por dia, em qualquer época do ano, está perplexa. Os partidos políticos fizeram convenções para escolher seus candidatos a prefeito e vereador, no dia 30 de junho, último dia estipulado pela lei eleitoral.
Porém, todos os partidos deixaram a ata em aberto, para a definição dos candidatos a prefeito do município somente no último dia de registro, nesta quinta-feira, 5 de julho.
Situação rachada
O grupo político que comanda a prefeitura fez festa no sábado com a gritaria que o atual vice-prefeito foi escolhido como candidato a prefeito. Porém, o prefeito Zé Henrique jogou um balde de água fria na festa, apresentando e sondando a possibilidade do professor Adalgísio ser o candidato.
Alcides Guedes, do PT (à esquerda na foto), aqui, ao lado do presidente do 
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Berilo, Geraldo Luis.
Oposição também racha
A oposição política à atual administração é formada por várias lideranças de muitos blocos políticos. O PT é comandado por Alcides Guedes, o Pida, Delegado Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Minas. O PPS tem como liderança Gil do Supermercado. O PV vai com o ex-prefeito Felipe Mota. O PSB tem o Aguinaldo da Auto Peças, candidato a prefeito, derrotado em 2008.
Os nomes destas 4 lideranças estavam colocados como pré-candidatos até 15 dias atrás. E nada ou muito pouco de articulações e conversas para procurar uma negociação de consenso. Até que chega no prazo final, com duas desistências: Pida e Aguinaldo.
Porém, nem Felipe Mota , nem Gil do Supermercado abrem mão da candidatura a prefeito municipal.

O povo de Minas espera por uma definição nesta quinta-feira, até porque é último prazo. Não tem jeito mais de deixar a ata aberta ou protelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário