quarta-feira, 4 de julho de 2012

Capelinha: PT e PC do B decidem apoiar reeleição de Pedro Vieira, do PSDB

Desistência de candidatura própria teve intervenção da Direção Estadual dos partidos
O Partido dos Trabalhadores havia lançado o professor aposentado Janer Moreira, o Janim, como candidato a prefeito de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais. Os dois grupos tradicionais da política local tentaram atrair o PT e o PC do B que estavam coligados. 

A Executiva Estadual do PT de Minas, através do seu Presidente, deputado federal Reginaldo Lopes, entendeu que o grupo petista deveria caminhar junto com o grupo político do PSDB, do Prefeito Pedro Vieira, por achar que o Movimento pela instalação do campus da UFVJM em Capelinha uniu suas principais lideranças no maior movimento social da história de Capelinha, no final de 2011 e primeiros meses de 2012. Assim, teriam uma grande bandeira de luta em comum que continua com o projeto de implantação efetiva do campus universitário.

Em reunião da direção local petista, a candidatura do Janim foi confirmado pelo placar de 6 x 5. Porém, o partido andaria sozinho, pois o PMDB e depois o PC do B já tinham definido apoiar a candidatura da reeleição do prefeito Pedro Vieira.

A Executiva Municipal foi pressionada pela Estadual em não viabilizar a candidatura própria, dizendo que o partido sairia dividido, entre apoiadores do candidato do PT, do grupo do PSDB e do grupo do PV, do Gelson Cordeiro.

Devido a esta situação de falta de apoio dos próprios companheiros Janer Moreira se viu obrigado a renunciar à sua candidatura a prefeito.

A avaliação geral dos petistas de Capelinha é que, em qualquer decisão o partido não sairia unido.

O PC do B também teve a orientação da Executiva Estadual para se coligar ao grupo PSDB.


Coligação com 63 candidatos a vereador
Segundo o coordenador da campanha da candidatura da reeleição de Pedro Vieira, Weliton Victor, os partidos coligados lançarão 63 candidatos a vereador em três coligações.

Uma das coligações proporcionais é formada pelo PMDB, PP, PT, PHS e PTB, com 25 candidatos.
A segunda coligação é formada pelo PSDB, DEM e PSL, com 24 candidatos.
O PC do B sairá sozinho  com uma chapa de vereadores com 14 candidatos. Tem a intenção de eleger pelo meno um vereador.

O cálculo é que a média de votação de cada candidato a vereador com 150 votos daria uma eleição tranquila ao Prefeito Pedro Vieira e a eleição em torno de 8 a 9 vereadores da sua base de apoio.

Serão 13 vagas a serem ocupadas na Câmara Municipal de Capelinha, em 2013. Cada partido ou coligação deverá alcançar uma votação mínima de 1.300 votos para obter uma vaga de vereador, segundo projeção de algumas lideranças. Nas eleições de 2008, eram necessários 1.840 votos para cada partido ou coligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário