quarta-feira, 6 de junho de 2012

UFVJM: MEC autoriza abertura de 120 vagas de Medicina


Diamantina e Teófilo Otoni terão 60 vagas cada umaAo todo, são 460 vagas distribuídas em novos cursos de universidades federais e particulares do estado, mais da metade delas na Região Metropolitana de BH

Emerson Campos - Estado de Minas

Confira as novos cursos oferecidos em universidades federais (clique para ampliar) (Reprodução/MEC)
Confira as novos cursos oferecidos em universidades federais (clique para ampliar)
Os estudantes que sonham em seguir carreira na Medicina passam a contar com seis novas possibilidades de curso em Minas Gerais, o que significa um total de 460 novas vagas na área. As graduações foram autorizadas nesta terça-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. "Nosso esforço é ampliar com qualidade a quantidade de vagas em cursos de Medicina. Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito", ponderou o ministro durante o anúncio.

Dois dos novos cursos autorizados pelo Ministério da Educação estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um deles será oferecido em Betim, pela PUC Minas. Um convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura – mantenedora da universidade – e a prefeitura prevê a atuação dos futuros médicos em estágios nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. O outro curso será em Belo Horizonte, através da Faminas. Cada uma das instituições poderá oferecer a partir do segundo semestre 120 vagas anuais.

As outras 220 vagas em Minas Gerais estão distribuídas entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Números no paísAo todo, as universidades públicas federais e instituições particulares de educação superior vão oferecer mais 2.415 vagas em cursos de Medicina a partir do segundo semestre. A expansão contempla todas as regiões do país. Nas instituições superiores do Norte e Nordeste serão abertas 1.365 vagas. 

De acordo com o ministro Mercadante, serão contratados 1,6 mil professores nas universidades federais, por meio de concurso. O investimento inicial alcançará R$ 399 milhões.

Confira a relação de vagas em Minas:
PUC Minas (Betim) - 120
Faminas (Belo Horizonte) - 120
UFVJM (Diamantina) - 60 
UFVJM (Teófilo Otoni) 60

UFSJ (São João del-Rei) - 40
UNIFAL (Alfenas) - 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário