sexta-feira, 15 de junho de 2012

Detento de Araçuaí vence concurso de redação



“Esta é uma chance de poder seguir em frente, erguer minha cabeça e  ter uma vida mais digna", diz o preso Ramon

detentos mineiros  300x224 Detento de Araçuaí vence concurso de redação Os presos Cleber de Souza Jardim, 30 anos, do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, Wenderson Cristian Soares, de 28, da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, na região do Rio Doce, e Ramon Clastes de Oliveira, de 33 anos, do Presídio de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares do concurso de redação “O leite nosso de cada dia”, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). 

O objetivo do concurso foi contribuir para conscientização sobre a importância do leite e de seus derivados na alimentação.
Os detentos concorreram na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de 400 alunos de escolas estaduais mineiras, e garantiram as três primeiras colocações desse grupo. Como premiação, Cleber de Souza recebeu um tablet, que será destinado aos seus três filhos. Já Wenderson Soares ganhou um smartphone e Ramon de Oliveira uma câmera fotográfica. Os prêmios foram entregues pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pelo secretário de Agricultura Elmiro Nascimento, pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, e pela secretária adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, durante a SuperAgro.
Primeiro colocado, Cleber destacou no texto o esforço que os agricultores fazem para que o leite chegue à mesa de todos e os cuidados que as pessoas devem ter com a natureza durante a produção. “Parece que estou vivendo um sonho. Os profissionais da escola da unidade me ajudaram a despertar uma qualidade que estava adormecida há muito tempo, que é a interpretação de texto. Por isso, essa felicidade eu quero dividir com todos eles”, disse.
Para o detento Wenderson, o prêmio representa o apoio que vem recebendo da direção da escola e da unidade para encontrar uma vida melhor. “Estou reencontrando os estudos. Parei de estudar em 2002, nesse tempo, nem um livro eu li. Hoje, leio muito, em média cinco livros por mês. Meu objetivo é fazer uma faculdade para Fisioterapia ou Arquitetura. Eu quero mudar de”, contou.
Já para o preso Ramon, o bom desempenho no concurso de redação tem um significado muito especial. “Esta é uma chance de poder seguir em frente, erguer minha cabeça e dizer que, mesmo preso, eu consegui vencer. Agora, vou me dedicar ainda mais aos meus estudos e, quem sabe, poder voar mais alto, ter uma vida mais digna, além de mais conhecimento”, disse.
Os diretores das unidades prisionais, Edmar Silva Cassemiro, Jefferson de Alcântara Almeida e Adão dos Anjos também participaram da cerimônia de premiação.
Humanização
Atualmente, 6.119 estudam enquanto cumprem pena nas unidades prisionais da Suapi. “A vitória dos presos no concurso de redação mostra que o trabalho de humanização que está sendo desenvolvido nos presídios e penitenciárias do estado é extremamente satisfatório”, destacou o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira.
Fonte: Radio T.O, via Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário