quinta-feira, 28 de junho de 2012

UFVJM inicia curso de Medicina em 2013

60 vagas serão reservadas para estudantes do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, informa Reitor
O reitor da UFVJM, professor Pedro Ângelo, afirmou a uma comissão do Movimento A UFVJM é nossa! que o curso de Medicina terá início em 2013, no primeiro semestre. Serão oferecidas 120 vagas a serem preenchidas a partir dos resultados do ENEM. Porém, disse que o curso está sendo  instalado para formar profissionais médicos para atuar na região que a Universidade serve.
Assim, estão sendo estudados mecanismos para que no processo seletivo sejam destinados 50%,  ou seja, 60 vagas, para estudantes de escolas públicas da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
A idéia é utilizar o SASI para possibilitar oportunidades aos estudantes de Ensino Médio da região  a ingressar na UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O SASI é um Processo de Avaliação Seriada, que avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do Ensino Médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A ideia é estimular melhorias no Ensino Médio e favorecer os candidatos.
Os municípios terão que estabelecer um convênio de cooperação com a UFVJM para possibilitar uma parceria, facilitando a realização do SASI em microrregiões do Vale, favorecendo os estudantes da região no ingresso em cursos superior da Universidade. A constatação é que grande parte participa do PAES (vestibular seriado) da UNIMONTES, em Montes Claros. 
Serão realizados gestões junto aos prefeitos e lideranças locais para que o SASI seja implantado em toda a região.
A reunião em que este assunto foi discutido realizou-se no dia 22.06, sexta=feira, na Reitoria, em Diamantina. Participaram da reunião os representantes do Movimento A UFVJM é Nossa! Álbano Silveira Machado, Élida Machado e Vicência Guimarães, de Capelinha, e Rita Capdeville, de Araçuaí.

10 comentários:

Unknown disse...

Olá, tudo bom ?

Eu gostaria de saber se o SASI será utilizado como processo seletivo, além do ENEM, no 1º semestre de 2013 ?

Álbano Silveira Machado disse...

Creio que sim. Pela proposta que o Reitor e uma comissão técnica estão estudando há uma pretensão de utilizar resultados do ENEM e do SASI.

Mas,para tirar dúvidas,ligue para a professora Ione, da COPESE/SASI, responsável por todos os processos seletivos da UFVJM.

Fone: (38) 3532-1200 ramal 1365

Unknown disse...

Muito obrigado Álbano! Sucesso para seu blog, a melhor opção virtual para sabermos notícias do Vale! Abraços

Camila disse...

Os alunos que terminam o ensino médio esse ano também podem participar do SASI ?
No caso para entrar na faculdade em 2013 ...?

Álbano Silveira Machado disse...

Creio que sim, que os alunos podem, desde que a sua escola e o município estejam credenciados no SASI, na UFVJM.
Ligue para o Fone: (38) 3532-1200 ramal 1365, da COPESE/SASI.

Pedro Henriqe disse...

Vai ter realmente, vestibular/enem para o curso de Medicina em Teofilo Otoni em 2013 ?

Álbano Silveira Machado disse...

Vai sim, Pedro Henrique. Nesta tarde de quinta-feira, 16.08, o Reitor Pedro Ângelo reafirmou em palestra no IFNMG, campus Araçuaí, que o curso de Medicina oferecerá 80 vagas para o curso de Medicina, sendo 40 para Teófilo Otoni e 40 para Diamantina, no ano de 2013, adotando os resultados do ENEM do fim do ano.
Confira no (38) 3532-1200 ramal 1365 na COPESE

Pedro Henriqe disse...

Obrigado ! Muito bom o blog.

Five Ministries disse...

Boa Tarde Sr. Álbano Silveira, gostaria de saber se será realizado o processo seletivo de inverno( 2/2013 ) para o curso de medicina na UFVJM.

Grato
Aguardo retorno

Álbano Silveira Machado disse...

Caro Rogério,
favor ligar para Ligue para o Fone: (38) 3532-1200 ramal 1365, da COPESE/SASI, na UFVJM.
Fale com a Ione.

Postar um comentário