segunda-feira, 25 de junho de 2012

VACINAÇÃO DA POLIOMELITE: BERILO E CHAPADA DO NORTE ENTRE AS PIORES DE MINAS


Municípios não alcançaram nem 50% das crianças a serem vacinadas

Fonte: canalminassaude.com.br/paralisia-infantil-vacinacao, via blogdojequi


Meta é chegar ao final da vacinação com 95% das crianças protegidas. BeriloChapada do Norte e Santa Cruz de Salinas não alcançaram nem 50% de crianças vacinadas.


A meta é conseguir vacinar 95% de todas as crianças de Minas Gerais até o dia seis de julho. Cidades como Confis, Esmeraldas, Mário Campos, Piedades dos Gerais, Rio Manso, Cipotânea, Pocrane, entre outros, já conseguiram ultrapassar esta porcentagem. O município de Catuti, pertencente a Gerência Regional de Montes Claros, já atingiu 100% de cobertura. Por outro lado, localidades como Berilo, Chapada do Norte, Santa Cruz de Salinas e Dom Joaquim não alcançaram nem 50% de crianças vacinadas.

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que atinge principalmente as crianças. Sua transmissão se dá através do contato direto com pessoas infectadas, pela via fecal-oral ou, secundariamente, por meio de gotas de secreção expelidas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, as más condições de saneamento, higiene pessoal e alto número de crianças em uma mesma casa, favorecem o contágio.

História
O último caso de poliomelite registrado no Brasil foi em 1989, no Estado da Paraíba, região Nordeste do Estado. O Programa Nacional de Vacinação contra a Poliomielite já havia sido implantado no país em junho de 1980.

Já em 1994, 14 anos após a implantação desse programa de imunização o país recebeu a certificação do bloqueio da transmissão do vírus da poliomielite. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a vacina oral contra o vírus é a única maneira de erradicar a doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário