O município de Almenara formalizou a adesão ao Sistema Nacional de
Cultura (SNC). O anúncio foi feito pela prefeita da cidade, Fabiany
Ferraz Gil, durante audiência pública promovida pela Comissão de
Cultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na Câmara
Municipal.
Municipal.

Na reunião, o presidente da Comissão de Cultura, deputado Elismar Prado (PT), defendeu que o SNC representa uma oportunidade de valorização das atividades regionais. "Ele nos dá condições de termos mais orçamento e de democratizar o processo de decisão, contribuindo para avançarmos na compreensão de que o direito à cultura é um direito constitucional", afirmou.
REQUISITOS E BENEFÍCIOS - O diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado, esclareceu que a adesão ao SNC prevê a criação de: órgão voltado para a gestão das atividades culturais no município; instâncias de articulação, como conselhos e conferências, focados no setor; instrumentos claros de gestão; sistema de financiamento com concentração em fundos de cultura; sistema de informação com dados culturais; e programas de formação e capacitação de gestores públicos na área cultural.
Segundo o diretor, municípios e estados não precisam ter em funcionamento todos esses componentes para formalizarem a adesão. Aqueles que optarem por participar do sistema ganham como benefício acréscimo à pontuação necessária para a obtenção dos repasses do ICMS Cultural.
Outro ponto positivo, mas que ainda está em discussão, é o repasse de 40% dos recursos do fundo de cultura prioritariamente para estados e municípios que integrarem o SNC. "Estamos elaborando edital para estabelecer os critérios dessa transferência", informou.
ALMENARA JÁ ADERIU AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
TV Assembléia , via Blog do Jequi
Nenhum comentário:
Postar um comentário