segunda-feira, 18 de junho de 2012

Almenara aderiu ao Sistema Nacional de Cultura

Município terá mais benefícios de ICMS cultural e implantará políticas públicas locais, com gestão compartilhada com agentes culturais

Requerida pela deputada Luzia Ferreira (PPS), a reunião teve como objetivo divulgar informações para gestores e integrantes dos sistemas culturais locais para ampliar as possibilidades de ingresso no SNC. Criado pelo Governo Federal, o programa busca assegurar a continuidade das políticas públicas, bem como viabilizar estruturas e recursos financeiros e humanos para o setor por meio da gestão democrática e da cooperação entre os entes federativos.

Na reunião, o presidente da Comissão de Cultura, deputado Elismar Prado (PT), defendeu que o SNC representa uma oportunidade de valorização das atividades regionais. "Ele nos dá condições de termos mais orçamento e de democratizar o processo de decisão, contribuindo para avançarmos na compreensão de que o direito à cultura é um direito constitucional", afirmou.

REQUISITOS E BENEFÍCIOS - O diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado, esclareceu que a adesão ao SNC prevê a criação de: órgão voltado para a gestão das atividades culturais no município; instâncias de articulação, como conselhos e conferências, focados no setor; instrumentos claros de gestão; sistema de financiamento com concentração em fundos de cultura; sistema de informação com dados culturais; e programas de formação e capacitação de gestores públicos na área cultural.

Segundo o diretor, municípios e estados não precisam ter em funcionamento todos esses componentes para formalizarem a adesão. Aqueles que optarem por participar do sistema ganham como benefício acréscimo à pontuação necessária para a obtenção dos repasses do ICMS Cultural. 
Outro ponto positivo, mas que ainda está em discussão, é o repasse de 40% dos recursos do fundo de cultura prioritariamente para estados e municípios que integrarem o SNC. "Estamos elaborando edital para estabelecer os critérios dessa transferência", informou.

ALMENARA JÁ ADERIU AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

TV Assembléia , via Blog do Jequi


Nenhum comentário:

Postar um comentário