sexta-feira, 29 de junho de 2012

Almenara deverá ter 5 candidatos a prefeito

Prefeita Fabiany Ferraz é candidata à reeleição com o médico Manfredo como vice
Ex-prefeitos Manoel Francisco e Carlos Novaes lançam seus candidatos
Dois candidatos são alternativos aos grupos tradicionais: o médico Júlio Mares, pelo PP, e Dalmo Costa, pelo PT. 

A impossibilidade de candidatura de duas lideranças políticas, os ex-prefeitos Manoel Francisco e Carlos Novaes, e de descontentamento com os rumos que a administração local tem tomado nas últimas gestões, levou o município de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, a viver uma efervescência política.
Vários grupos políticos foram formados. Serão 5 candidaturas majoritárias com interesse em conquistar a Prefeitura Municipal.
A prefeita Fabiany Ferraz, do PSDB, quer a reeleição. Ela é originária do grupo de Carlos Novaes que se elegeu prefeito, em 2008, mas foi cassado no início do seu mandato. 
A funcionária da CEMIG, Fabiany Ferraz, na época, vereadora e presidente da Câmara, assumiu temporariamente a Prefeitura. E se candidatou, em eleições extemporâneas, em 2009, ao comando da Prefeitura com o apoio do grupo de Carlos Novaes. Elegeu-se.
Agora, segue vôos próprios, tendo apoio de militantes e cabos eleitorais do grupo do Carlos Novaes e manoelistas, do grupo do Manoel Franciso.
Fabiany Ferraz conseguiu atrair para seu grupo o médico Manfredo, cidadão de grande reputação no município. Ele sempre foi do grupo de Manoel Francisco.
A coligação que apóia Fabiany Ferraz é composta pelo PSDB, PRP ( do Manfredo) DEM,PSB, PTB e PSOL. Serão lançadas duas coligações proporcionais para eleição de vereadores. Uma será formada pelo DEM e o PSOL com 16 candidatos. A outra, com um chamado “grupão 9” deve lançar 20 candidatos.
As convenções destes partidos aconteceram, nesta quinta-feira, à tarde, no Almenara Tênis Clube.
Quatro candidatos da oposição 
Da direira para a esquerda: Juliana; Presidente do PMDB, ex-prefeito Manoel Francisco; Gercira, candidata a prefeita do PMDB; Renato Ferraz. candidato a vice prefeito, e sua esposa.

Os grupos de oposição formaram 4 blocos. 
O ex-prefeito Manoel Francisco lançou uma chapa composta pelo PMDB e PMN com o nome de Coligação Força do Povo. O ex-prefeito lançou o nome de Gercira, como candidata a prefeita e Renato Ferraz a vice.
A Coligação apresentou 15 candidatos ao legislativo municipal. Durante o evento compareceram 6 candidatos. Foram eles: Dádá , Eliana do Posto, Roberto Amaral, Glória, Fátima, Ludmila , Zai, Sérvio, Vanusa e Tó.  Apenas dois vereadores da coligação não compareceram: Israel de Pedra Grande e Mister Euler.
Os médicos Júlio Mares e Marco Antônio, candidatos a prefeito e vice

Um outro grupo de oposição que vinha crescendo bastante nas articulações políticas é o do médico e ex-vice- prefeito Júlio Mares, irmão do ex-prefeito Cândido Mares. As convenções dos partidos que o apóiam acontecem hoje na Churrascaria Três Cabanas, às 19 horas.
Júlio Mares é candidato a prefeito e tem como vice o também médico Marco Antônio, do PSDC. A chapa estava prevista com o médico Manfredo como vice, mas ele se decidiu a ser vice da prefeita Fabiany Ferraz.
Júlio é um candidato que vinha sendo apontado como o capaz de unir as oposições, estando disparado nas pesquisas. Porém, perdeu alguns apoios nos dois últimos meses.
A Coligação é formada pelos partidos PP, PSL, PTC, PSL, PTN, PT do B, PRTB e PSDC. Este grupo político-eleitoral deverá lançar 18 candidatos a vereador.
À direita na foto, Dalmo Costa, candidato do PT, ao lado do ex-ministro da Secretaria Geral da República, Luis Dulci, hoje secretário particular do ex-presidente Lula.  


Um terceiro bloco de oposição será formado pelo PT, PV e PC do B. O servidor público estadual Dalmo Costa, de 37 anos, será candidato a prefeito, pelo PT. O vice será o          advogado Dagoberto Duarte do Sindicato dos Servidores Municipais.
A coligação lançará 26 candidatos a vereador, sendo 17 do PV, 4 do PT e 5 do PC do B.
A convenção dos partidos será nesta sexta-feira, 29.06, de 19 às 22 horas, no Clube dos Operários. 
Será lançada a Frente Democrática Popular - Almenara Urgente, formada pelos partidos PC do B, PV e PT com propostas de implementar um novo jeito de governar, com transparência pública, participação popular e inversão de prioridades.

Um quarto bloco de oposição é o formado pelo ex-prefeito Carlos Novaes. Como ele foi deixado de lado pela Prefeita Fabiany Ferraz está lançando o ex-vereador por dois mandatos, Exupério Pires, do PSC, o popular Peca, como candidato a prefeito.  
Há alguns problemas jurídicos a serem contornados, pois Peca foi cassado em 2009, junto com Carlos Novaes, por crime eleitoral. Ele pode não conseguir o registro da candidatura.

As convenções do PSC, do PPL e PSD que o apóiam serão nesta sexta-feira, 29.06.  
O ex-prefeito Carlos Novaes quer aglutinar os seus seguidores e dar um troco à Prefeita Fabiany, esvaziando a sua candidatura, trazendo de volta diversos cabos eleitorais que o acompanhavam e que estão com a prefeita, no momento. 
O atual vereador TIM, do PSC, apóia esta chapa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário