sexta-feira, 29 de junho de 2012

ARAÇUAÍ: UERJ lança exposição com a artista plástica Maria Lira

A mostra Cores da Terra: a arte de Maria Lira está em exposição na Galeria

Cândido Portinari, no Rio de Janeiro, de 26 de junho a 27 de julho de 2012. 




(Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã) até o dia 27 de julho de 2012. 


O evento, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem apoio do governo do estado de Minas Gerais e curadoria do professor Ricardo Gomes Lima, diretor do Departamento Cultural da Uerj. 


A exposição tem cerca de 100 obras da artista, nascida em Araçuaí, no Vale de Jequitinhonha, filha de mãe lavadeira e pai sapateiro, que iniciou sua incursão no mundo da arte utilizando cera de abelha como suporte, material que seu pai usava em seu oficio. 
Depois, ela migrou para o barro, retratando a luta e o sofrimento de seu povo em cerâmicas, reflexo de sua pesquisa da cultura popular da região, realizada em colaboração com o frade Francisco van der Pöel. 


Também em barro, modelou elementos representativos de suas ascendências, negra e indígena, no formato de placas e máscaras para parede. 


Depois de diagnosticada com lesão por esforço repetitivo, a artista passou a dedicar-se à pintura, principalmente em papel e pedra, com tinta fabricada por ela mesma a partir de diferentes pigmentos de terra, que passou a recolher na região do Jequitinhonha. 
A temática também sofreu uma mudança, distanciando-se da figura humana. Lira se refere ao seu novo objeto de inspiração como “meus bichos do sertão”, enfatizando a presença do pronome possessivo, pois estes não existem na natureza, mas brotam em sua imaginação e ganham realidade a partir de seus desenhos e pinturas. 


Mais informações: www.uerj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário