segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Turmalina: Estrada Real realiza reunião com as cidades aspirantes

Estrada Real: Realizada reunião com as cidades aspirantes ao circuito
Represetantes das cidades que pleiteiam ingressar no Circuito Estrada Real fazem reunião em Turmalina, no Alto Jequitinhonha
No dia 02 de Setembro, representantes de várias cidades da região, estiveram reunidos na cidade de Turmalina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, para traçarem o rumo do ingresso no CIRCUITO ESTRADA REAL.

Os representantes das cidades de Angelândia, Botumirim, Berilo, Capelinha, Chapada do Norte, Grão Mogol, Itacambira, Minas Novas, Senador Modestino Gonçalves e Turmalina, reuniram-se com os representantes da Empresa Plantuc (Projetos Turísticos e Socioambientais) com sede em BH, sob a direção do senhor Mateus Frechiani Romanha, Coordenador de Projetos, que deverá acompanhar, coordenador e montar todos os projetos de ingresso das cidades na ESTRADA REAL.

Foi bastante proveitosa a reunião, pois todos tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre o ingresso das cidades na Estrada Real, e também sobre a documentação necessária para o ingresso.

Na primeira reunião realizada também na cidade de Turmalina, a cidade de Angelândia não tinha sido convidada e os representantes da mesma fizeram a reivindicação para que Angelândia fosse incluída entre as cidades que fariam parte da Estrada Real.


Segundo argumento de representante da cidade, o município tem uma ligação muito antiga com o ciclo do ouro, pois nos séculos dezessete e dezoito foi instalado em Alto dos Bois, um Destacamento com cerca de trinta policiais para dar proteção aos transportadores de ouro e pedras preciosas. Dar segurança aos viajantes garimpeiros e Fazendeiros Portugueses que viviam, transitavam e exploravam a região e principalmente, dar cobertura aos encarregados da Colônia de receber o ouro dos mineradores que exploravam as minas do então “Arraial do São Pedro do Fanado” atual cidade de Minas Novas, bem como proteger a todos dos Índios que habitavam a região e saqueavam as Fazendas, inclusive os Botocudos que eram tidos como canibais.

Angelândia apesar de ser uma das cidades mais novas, em termos de emancipação político-administrativa, foi a única das cidades presentes que apresentou toda a documentação necessária para o ingresso na ESTRADA REAL. Antes da emancipação, Alto dos Bois, bem como o Distrito de Vila dos Anjos, hoje a cidade de Angelândia, pertencia ao município de Capelinha.

Ficou combinado uma nova reunião com todas as cidades, para acerto de novos detalhes, inclusive convidar a cidade de Itamarandiba, que está localizada no meio do trecho para a entrada para demais cidades, inclusive Capelinha e Angelândia, que realmente são cidades que fazem parte da história do ciclo do ouro e história de Minas Gerais e do Brasil.
Fonte: Dêga Fernandes - Blog http://degaangelandia.blogspot.com, via Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário