domingo, 19 de julho de 2009

Carlyle, ex-jogador do Atlético-MG e da seleção brasileira, começou em Almenara
Natural de Almenara, jogador do Galo, Fluminense, Palmeiras e da Seleção Brasileira na década de 50 , Carlyle Guimarães, entrou pra história do Galo ao ser o primeiro atleta do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira.
O Almenara revelou um jogador famoso na década de 50: o meia Carlyle, que fez sucesso no Atlético-MG e no Fluminense e também jogou na seleção brasileira. Ele fez parte do primeiro time formado pelo Tabajaras, em 1946. Dono de um chute forte e com um físico avantajado, era o destaque do time.
Carlyle fazia tanto sucesso que acabou sendo levado para o Atlécito-MG. O Tabajaras não recebeu nada na época.
- O que aconteceu com o Carlyle é praticamente impossível de se repetir hoje. Era uma época diferente, em que os clubes buscavam no interior jogadores já prontos. Hoje em dia eles pegam os garotos - disse Antônio Mendes, coordenador geral do Tabajaras.
Carlyle não teve problema para se adaptar no Galo. E foi logo fazendo gols e conquistando espaço no time.
- Gostaram do Carlyle porque ele chutava muito. Ficaram impressionados com isso. Logo na estréia pelo Atlético-MG ele fez dois gols - lembra o ex-presidente do clube.
Carlyle conquistou três títulos mineiros pelo Galo (1946, 47 e 50). E entrou para a história ao ser o primeiro jogador do clube mineiro convocado para a seleção brasileira, em 1948. O atacante foi convocado por Flávio Costa e substituiu Friaça na partida contra o Uruguai, válida pela Copa Rio Branco, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O jogador atleticano marcou o segundo gol brasileiro, que acabou perdendo por 4 a 2.

No mesmo ano, Carlyle ficou famoso ao marcar três gols em um amistoso no goleiro Barbosa, do Vasco, e acabar com uma invencibilidade de 15 jogos do camisa 1.
Um momento marcante da carreira de Carlyle pelo Atlético-MG foi em um clássico contra o América. Após marcar o quarto gol do time em uma goleada, ele pegou a bola dentro do gol, levou-a até o meio-campo e sentou-se em cima para provocar os adversários. Acabou expulso após uma confusão em campo.
Espírito rebelde

O ex-companheiro de Tabajaras Nelson Garcia, de 87 anos e que atualmente é comerciante em Ouro Preto, lembra que o ex-jogador também fazia o estilo galã.
- Joguei com o Carlyle, mas ele ficou pouco tempo aqui. Logo se destacou e foi para o Galo. Mas cheguei a emprestar muito terno para ele ir ao baile da cidade namorar (risos) - disse Nelson Garcia.
Carlyle se transferiu para o Fluminense e se tornou o artilheiro do Campeonato Carioca de 1951, com 23 gols, formando um ataque com Santo Cristo, Didi, Orlando e Rodrigues. Mas em 1952 foi substituído por Marinho. Resolveu então ir jogar no Botafogo. Carlyle jogou também no Palmeiras, em 1951. Pelo Verdão, o ex-atacante fez nove jogos e marcou quatro gols. Após encerrar a carreira, Carlyle virou jornalista esportivo e faleceu em 1982,atropelado por um amigo em um acidente. Em sua cidade natal, Almenara, uma avenida leva o seu nome.

QUEM FOI ELE?
Nome: Carlyle Guimarães Cardoso
Nascimento: 15/6/1926, em Almenara-MG
Posição: atacante
Títulos: Campeão Mineiro pelo Atlético em 1947, 1949 e 1950; Campeão carioca pelo Fluminense em 1951
Jogos pelo Atlético: 131 Gols: 58
Jogos pela seleção brasileira: 1
Gols pela seleção brasileira: 1

Fonte: http://www.diariodojequit.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário