quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mata Verde elege novo prefeito neste domingo
Irone do Sindicato e Aurélio Santos são os candidatos
O município de Mata Verde, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, está preparada para a eleição extemporânea que será realizada no próximo domingo, dia 26 de julho. As eleições foram marcadas pelo TRE-MG devido à cassação do prefeito reeleito Florisvaldo Martins.
A coligação VENCER COM A VONTADE DO POVO (PMDB) escolheu Irone Bento Dias, IRONE DO SINDICATO - PMDB, atual prefeita em exercício e Ronald Lebrão, como vice. Seus adversários são Aurélio Santos Caíres, AURÉLIO – PPS, e Gersino Contador, como vice.
Nas eleições de 2008, Irone do Sindicato foi eleita vereadora pela terceira vez consecutiva e exercia o cargo de Presidente da Câmara dos Vereadores, até início de junho. Com a cassação do prefeito reeleito Florisvaldo Martins, ela assumiu a prefeitura. Irone concorre à Prefeitura pela primeira vez.
Por outro lado, Aurélio concorrerá pela segunda vez. Segundo colocado em 2008, ele obteve 43 por cento dos votos válidos perdendo para Florisvaldo Martins
.
Cassação do Prefeito
No dia 28/05, o TRE-MG, por seis votos a zero, confirmou a cassação dos diplomas do prefeito reeleito e do vice da cidade de Mata Verde, zona eleitoral de Almenara, no Baixo Jequitinhonha. Os cassados Florisvaldo Alves Martins (PSDB) e Íris César dos Santos Moreira (PDT), foram acusados de captação ilícita de voto.
Além disso, foram determinadas novas eleições e a posse do presidente da Câmara no comando do Executivo local, até a realização do novo pleito, em 25 de julho.O processo indicou que houve “a prática de captação ilícita de sufrágio pelos investigados, por meio de doação ou promessa de dinheiro”.
O TRE confirmou que foi feito “o uso da máquina administrativa de Mata Verde (materiais de construção e força de trabalho da prefeitura, especialmente do funcionário Sivaldo Neves Borges) com o intuito de obter votos para a candidatura de Florisvaldo Alves Martins”.
Como os votos recebidos pela chapa cassada superaram a metade dos votos válidos (quase 57%), concluiu o Tribunal que, conforme o disposto no artigo 224 do Código Eleitoral, devem ser realizadas novas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário