quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cidadania para as crianças

Educação infantil é fundamental no desenvolvimento humano
A Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP lançou a campanha “Educação Infantil é cidadania”. Um dos objetivos é chamar a atenção para a importância da formação das pessoas na faixa etária de 0 a 6 anos.
A avaliação da SBP é que é essencial garantir proteção e estímulo para todas as crianças na fase que vai até os seis anos – decisiva para o crescimento e para o desenvolvimento saudáveis. “É quando o cérebro humano cresce quase que integralmente e sua estrutura se diferencia em funções complexas, que permitem a formação da inteligência, da capacidade de aprendizagem, do perfil da personalidade, do comportamento individual. Deixar de garantir esses cuidados à primeira infância prejudica a criança e reduz os resultados do investimento em educação nas etapas de vida seguintes”, comenta o dr. Dioclécio Campos Júnior, presidente da SBP. Ele acrescenta que as famílias pobres são as que mais sofrem e diz que a realidade é muito cruel para as mães trabalhadoras com poucos recursos.
Projeto de lei
A senadora Patrícia Saboya, do PSB/CE, é autora de um projeto de lei n° 698/07 que garante uma rede de creches e pré-escolas gratuitas , de qualidade e em tempo integral para a população de baixa renda. Ela lembra também que atualmente apenas 17% das crianças brasileiras entre zero e três anos têm acesso a creches. “Nossa proposta tenta corrigir essa grave lacuna ao oferecer caminhos alternativos de financiamento para a construção e manutenção de instituição de educação infantil. As crianças precisam não apenas de apoio afetivo, alimentação e cuidados por parte da família, mas também dos estímulos necessários para que possam desenvolver suas habilidades lógicas, motoras, comunicativas, lingüísticas, musicais, sociais”, ressalta.
O projeto de lei cria o Programa Nacional de Educação Infantil (Pronei) e tramita com grande apoio. O projeto une ações de educação e saúde.
Este projeto de lei está tramitando no Senado Federal. Hoje, 8 de julho, às 11 horas, será analisado pela CAS - Comissão de Assuntos Sociais. Depois, ele será analisado pela Comissão da Educação. Passando por estas duas Comissões irá direto para a Câmara dos Deputados, sem necesidade de passar pelo plenário do Senado.
*****
Com a colaboração de Adalberto Guido, médico pediatra, de Berilo, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas. Atualmente, nosso amigo Dadá de Geraldo de Maria Rosa, como é conhecido popularmente, trabalha na rede pública de saúde, de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário