Autor do texto e fotos: Leonardo Pinheiro
Uma queimada para “limpeza de pasto”, iniciada ontem, 02/08, às margens da BR 367, altura do KM 600, se transformou em incêndio de grandes proporções e já destruiu mais de 400 hectares da Reserva Manancial Pau de Fruta da COPASA, da plantação de eucaliptos e da Fazenda Altitude Máxima, em Diamantina, sentido Gouveia, no Alto Jequitinhonha.


Com a falha das equipes do primeiro combate, a COPASA encaminhou sua brigada de incêndio e 2 Caminhões, porém foi insuficiente para conter as chamas.

Apenas mais tarde da noite, por volta das 19h, quando já havíamos controlado o fogo dentro da propriedade, é que apareceu uma caminhonete com dois bombeiros, perguntando se éramos nós que estávamos ligando para eles sem parar, como se estivéssemos incomodando alguém...
O Fogo continuou a queimar a Reserva Manancial Pau de Fruta a noite inteira, e hoje pela manhã, 03/08, ainda queima sem piedade, sem controle e sem combate!
Em uma cidade como Diamantina, com tantos órgãos ambientais oficiais (IBAMA, IEF, ICMBio), Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, ONGs diversas, Conselhos, Corpo de Bombeiros, é impressionante a falta de estrutura para prevenção, educação, combate a queimadas e punição aos infratores. Todos os anos é a mesma coisa, seguindo a tradição ignorante criada no passado de queimar para a limpeza de pasto, torna-se algo natural na cabeça de muitos.
A queimada continua lá na região e agora desce no sentido da Rapadura, e com esta seca e ventania toda, em menos de dois dias vai alcançar o Parque do Itambé.
Aos que forem passar pela BR 367 entre Gouveia e Diamantina, ficaram chocados com a quantidade de animais mortos na pista, os quais, ao fugirem do incêndio, são atropelados pelos veículos.Aos usuários da Trilha Verde da Maria Fumaça, tenho a relatar que aqui em Diamantina encontraram pouco verde e muita fumaça e fogo...
Postado no Passadiço Virtual, por Fernado Gripp
Nenhum comentário:
Postar um comentário