Neste sábado (06.04), serão inaugurados no assentamento Nova Esperança, em Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha,(MG) uma fábrica de farinha de mandioca e um sistema comunitário de abastecimento de água.
As iniciativas beneficiarão mais de 100 famílias.
Os recursos para a realização das obras são provenientes da prefeitura e do Minas Sem Fome, programa estadual executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por meio da EMATER-MG..
A solenidade de inauguração será realizada às 14h, no assentamento Nova Esperança, na comunidade Santa Izabel, e contará com a presença do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.
Fábrica de Farinha
Para a implantação da fábrica de farinha de mandioca, que foi construída em um lote cedido pela prefeitura, foram investidos cerca de R$ 66 mil.
Foram adquiridos os seguintes equipamentos: ralador automático, prensa manual, forno motorizado, peneira classificadora, balança digital, balança mecânica, carrinho plataforma e seladora para sacos plásticos.
A gestão da unidade de processamento, que também produzirá polvilho e beijus, ficará sob a responsabilidade da Associação Nova Vista.
A iniciativa beneficiará 50 famílias diretamente e mais 25 indiretamente.
De acordo com o extensionista da Emater-MG, Virgínio Neto, antes, as famílias produziam a farinha de mandioca em locais inadequados, o que, segundo ele, a partir de agora não acontecerá mais. “Os agricultores familiares terão uma farinha de mandioca, polvilho e beijus em condições plenas de competir com o atual mercado na região, melhorando os preços e proporcionando melhor qualidade de vida aos beneficiados”, disse Neto.
Abastecimento Comunitário de Água
O sistema comunitário de abastecimento de água instalado no assentamento Nova Esperança beneficiará 42 famílias.
O sistema é constituído por um reservatório de água de 20 mil litros, 42 hidrômetros, uma motobomba e tubos de PVC.
Os recursos, no valor de R$ 13 mil, são do Minas Sem Fome. Em contrapartida, a comunidade e a prefeitura contribuíram com a mão de obra.
Segundo Virgínio Neto, as famílias do assentamento Nova Esperança enfrentavam sérios problemas com relação ao abastecimento e qualidade da água utilizada, já que as famílias eram obrigadas a buscar água em locais distantes de suas casas. “Com a implantação desse sistema de abastecimento, a comunidade terá água potável em quantidade suficiente para o suprimento de suas necessidades”, diz.
Fonte: Agência Minas
Um comentário:
Justo o que eu procurava sobre balanca mecanica
Postar um comentário