terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pilotos reclamam da falta de manutenção no aeroporto de Araçuai


De acordo com os pilotos a pista está cheia de fendas onde crescem matos


Aeroporto de Araçuai foi inaugurado em 1948 e há décadas está sem manutenção. Há muitas rachaduras na pista.

Há mais de 20 anos, o aeroporto de Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha,  não passa por manutenção. O aeroporto foi inaugurado em 1948 como um campo de aviação. Seu asfaltamento ocorreu apenas na década de 80.
  
Atualmente, a  pista de pouso e decolagem, com 1.200 metros, está toda trincada,  bem como a área de taxiamento das aeronaves. “ A média é de 20 voos mensais, informa o vigia do local.
“ As pequenas pedras (britas) que se acumulam na pista,  batem nas hélices e provocam desgastes.  Por entre as fendas da pista está nascendo mato, bem como nas laterais. Com isso as rachaduras só aumentam”, alerta Giuseppe Lopes, instrutor de vôo e piloto da Net Aviation.
  
Para ele, a responsabilidade  para realizar as obras de infraestrutura  é da Infraero-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária-  que tem a competência de  promover a captação de recursos, em fontes internas e externas, a serem aplicados na administração, operação, manutenção, expansão e no aprimoramento da infraestrutura aeroportuária e de apoio à navegação aérea.
  
O que diz a Infraero
 A Infraero tem um cronograma de obras para modernizar e ampliar a capacidade dos aeroportos.
  
Atualmente, estão em andamento, entre outras, as obras de Recuperação e Revitalização dos Sistemas de Pistas e Pátios, a Reforma e Obras Complementares do Terminal de Passageiros de grandes aeroportos do país, em decorrência da Copa do Mundo, totalizando 30 aeroportos.
  
Com relação ao aeroporto de Araçuaí, a Infraero sugere que ele seja incluído no ProAero- Programa Aéreo Portuário do Estado de Minas Gerais-

O quer diz o Governo de Minas
 De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas,a  seleção dos aeroportos que receberão recursos do ProAero,  foi baseada em uma distribuição estratégica no Estado, na densidade populacional, nas áreas econômicas, nas melhorias previstas no PAEMG - Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais e nos pareceres técnicos, resultado das vistorias realizadas pelo Comando da Aeronáutica em parceria com o Estado.
  
No Vale do Jequitinhonha, apenas os aeroportos de Diamantina e  Almenara foram incluídos no programa.
  
Segundo o governo, dentre as intervenções previstas nessas cidades, estão a ampliação e reforma de pistas, implantação de balizamento noturno, construção de terminal de passageiros, de pátio de aeronaves e de seção contra incêndio, compra de Caminhões Contra Incêndio (CCI), de instrumentos de precisão e de equipamentos das salas de controle de voos
  
O governo de Minas anunciou, no início de janeiro que irá investir R$ 235 milhões para a melhoria da malha aeroportuária em aeroportos de  17 municípios até 2014.

Sérgio Vasconcelos
Repórter
da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário