sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mulheres resgatam arte da tecelagem em Araçuai


O projeto contou com o apoio do Banco do Nordeste

Um projeto desenvolvido  com  apoio do Banco do Nordeste está trazendo de volta à Araçuai,  no Vale do Jequitinhonha (MG) a arte da tecelagem manual, um ofício de artesãs que está ficando esquecido pelo avanço das técnicas de produção de tecidos e vestuários.

 O curso, realizado no Centro Cultural Luz da Lua,  contou com a participação de 15 donas de casa, dos bairros Arraial, Esplanada e Canoeiro. A maioria nunca tinha visto um tear.
  “ Não foi fácil. Mas, agora estou entendendo. Não conhecia um tear. O tempo do curso foi curto, mas, valeu a pena”, afirmou Maria Edith Lopes dos Santos.

 “É um aprendizado muito bom. Foi o primeiro passo para dar continuidade ao resgate dessa cultura”, observa Orlanda Gonçalves dos Santos, 40 anos.

 “  Precisamos mostrar para as futuras gerações como eram feitas as roupas de antigamente”, alertou Maria Helena Gomes Santos,  64 anos, artesã e animadora cultural, residente no Bairro Arraial, região reconhecida pelo governo federal como Quilombola em Araçuai.

A oficina foi ministrada pela artesã Maria Emília Alves da Silva, 58, da comunidade de Tocoíos, município de Francisco Badaró a 48 km de Araçuai.

“ Aprendi  a arte com meus avós aos 7 anos. Para mim é uma gratificação compartilhar conhecimentos", diz dona Emília.

O curso que teve a duração de 40 horas, teve início na segunda-feira (11) 

De acordo com o diretor cultural do Luz da Lua, José Pereira,  responsável pelo projeto. “ O objetivo, além de resgatar a arte da tecelagem é também produzir peças utilitárias como capas para notebooks, bolsas, além das tradicionais colchas e tapetes”

Ele anunciou que a próxima oficina será a de Construção de Instrumentos Musicais, voltada para jovens e adolescentes. Para os dois cursos foram liberados R$ 13 mil

Sérgio Vasconcelos
Repórter
Fonte:Gazeta de Araçuaí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário