domingo, 3 de fevereiro de 2013

Aberta as inscrições para o processo eleitoral do Comitê Bacia Hidrográfica do Araçuaí


Eleições definem os conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí



O rio Araçuaí, em Berilo, nossa grande riqueza, sofre ações de mineradora de exploração de ouro. Conselheiros candidatos devem atentar para esta questão e para a construção de barragens.

As inscrições do processo eleitoral que define os novos conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí vão até o próximo dia 28 de fevereiro.

O COMITÊ -
  
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí foi instituído pelo Decreto 40.931 na data de 16 de fevereiro de 2000.
Integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, tem como finalidade promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira de programa de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando ao desenvolvimento sustentável da Bacia.
  
O Comitê abrange os municípios de Angelândia, Araçuaí, Aricanduva, Berilo, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Coluna, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Leme do Prado, Malacacheta, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Rio Vermelho, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Setubinha, Turmalina, Veredinha, Virgem da Lapa .
Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí

A Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí situa-se na mesorregião do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, onde estão municípios como Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto, Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Berilo, Virgem da Lapa e Araçuaí. Abrangendo um total de 25 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 16.273 km², a bacia possui uma população estimada de 311 mil habitantes.

O Índice de Qualidade das Águas do rio Araçuaí em 2005 foi considerado "Bom" em todos os pontos de amostragem.
O PROCESSO ELEITORAL
O processo eleitoral nos comitês de bacias hidrográficas é um momento muito importante, quando são renovadas as representações dos setores públicos, dos usuários (setor produtivo) e da sociedade civil. Ele acontece, em cada comitê, a cada quatro anos, e tem o objetivo de ampliar a participação da sociedade ao abrir espaço para novas instituições integrarem o Conselho.
Todos os órgãos representados nos comitês têm o mesmo peso e são co-responsáveis e parceiros na gestão participativa das águas em Minas Gerais.
O Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais-IGAM desenvolveu um passo a passo que busca detalhar como se desenvolve o processo eleitoral. Para acessá-lo clique aqui.  

Acesse o edital e a ficha de inscrição no site do IGAM .

Nenhum comentário:

Postar um comentário