Governo de Minas apresenta ações para combate à pobreza na Grande BH
Secretário Gil Pereira não participará de debate em Araçuaí Deputado e Secretário Gil Pereira apresentou projetos de combate à pobreza em Ribeirão das Neves, mas não virá a Araçuaí.
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Gil Pereira, participou nesta segunda-feira, 05.09, em Ribeirão das Neves, na RMBH, da abertura do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, cuja programação inclui mais 10 encontros regionais em cidades polo de Minas ao longo do mês de setembro, com a etapa final.
Ele não confirmou presença no Seminário Pobreza e Desigualdade, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. As lideranças, técnicos e cidadãos do Vale gostariam de debater os projetos do Governo de Minas com o Secretário que é deputado estadual majoritário de Berilo ( 1.599 votos), mas desde a campanha eleitoral de 2006, não pisa no município.
Gil Pereira apresentou os principais projetos e ações do Governo de Minas destinados ao combate à pobreza, com destaque especial para a área de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), formada por 188 municípios.
“Diversas ações ao longo dos últimos anos podem ser destacadas para minimizar a pobreza nas áreas mais pobres do Estado”, afirmou o secretário.
"Em maio deste ano, por exemplo, foi editado o Decreto Nº 45.593, segundo o qual os órgãos e entidades da administração direta e indireta deverão priorizar, anualmente, pelo menos cinco ações direcionadas para essas regiões".
"Caberá ao Comitê do Norte de Minas, criado pelo Decreto 45.584, de 8 de abril de 2011, propor ações sociais aos órgãos e entidades da administração pública, analisar e aprovar a indicação de localidades a serem incluídas na Agenda Social, levando em consideração os indicadores de desenvolvimento humano e vulnerabilidade social".
Comentário: Este Comitê não tem um membro que seja do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Todos seus componentes são do norte de Minas ou técnicos governamentais de outras regiões que não conhecem o Vale do Jequitinhonha.
PCPR
"Gil Pereira destacou outros pontos, como viabilizar os meios para fornecimento de água às populações do Grande Norte, afetadas por questões climáticas e geográficas que determinam a sua escassez: “Esse constitui um dos focos principais da Sedvan e do seu órgão vinculado, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene)”.
"O secretário informou que o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) financia subprojetos destinados a associações comunitárias e trabalha, em 2011, com recursos da ordem de R$ 16,5 milhões para os seguintes investimentos em infraestrutura básica, com atendimento domiciliar: abertura de poços tubulares, instalação de redes de distribuição de água, sistemas de captação de água superficial e de água de chuva e construção de pequenas barragens. Existem ainda os de natureza produtiva (trator, fabriqueta e farinha etc) e social (melhoria habitacional, creche etc)."
Comentário: Os recursos do PCPR são uma mixaria no Orçamento do Governo Estadual. Ao dividir tal montante financeiro pelos 188 municípios do semiárido mineiro dá em torno de R$ 80 mil para cada município. Ou seja, valor suficiente apenas para um pequeno projeto comunitário que atenda a 50 a 100 famílias. Aí não estão incluídos outros municípios do Vale do Rio Doce que têm baixo IDH - Indice de Desenvolvimento Humano.
Os textos entre aspas são da Agência Minas, órgão oficial do Governo Estadual.
Um comentário:
Amigo Banu. Esse secretário Gil Pereira...não "engulo" ele de jeito algum...
Postar um comentário