domingo, 20 de maio de 2018

Araçuaí: Cidade realiza manifestação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Araçuai realiza caminhada contra abuso e exploração sexual da criança e adolescente

O evento contou com a participação de estudantes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, professores e pais de alunos

Foto: Gazeta de AraçuaiAraçuai realiza caminhada contra  abuso e exploração sexual da criança e adolescente
Caminhada teve início no centro da cidade e foi finalizada no mercado municipal

Nesta sexta-feira (18), é lembrada uma data muito relevante na defesa dos direitos infantis no Brasil. O dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Este dia se tornou um marco com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade quanto a importância do assunto.

Em Araçuai,  no Vale do Jequitinhonha (MG) pelo menos 300 pessoas participaram  neste sábado (19) de uma  caminhada contra a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes . A passeata teve início na praça Rui Barbosa, em frente ao antigo prédio da prefeitura, no centro da cidade e seguiu até o mercado municipal. 


O evento contou com a participação de estudantes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, professores e pais de alunos; além do grupamento de Bombeiros Civis e parte do grupo de percussão Guingem. O prefeito, vice-prefeita e vereadores não marcaram presença.

Uma mãe de uma estudante de 12 anos, que pediu para não ser identificada, acredita que os índices de abuso sexual são altos  em Araçuai, e a maior preocupação são relativas aos casos dentro das próprias famílias.  Este ano, dois casos vieram a público com a prisão de  dois homens que abusavam  das filhas ."Essas são as situações mais complicadas para serem detectadas. Muitas vezes, o lar onde elas deveriam estar protegidas, é onde se encontram em perigo", afirma a mulher.

No município, os casos de abuso contra  crianças e adolescentes são acompanhados por equipes multidisciplinares do CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social-  Conselho Tutelar e Ministério Público ( Vara da Infância e Juventude ) 
Passeata foi finalizada no mercado municipal.
Passeata foi finalizada no mercado municipal.

 ONDE TUDO COMEÇOU
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado do Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

 A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Denúncia

No país, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, apenas em 2015 e 2016, 37 mil casos de denúncia de violência sexual envolvendo pessoas com até 18 anos foram acolhidos pelo Disque 100, canal de denúncia. Desse total, 72% eram referentes a abuso sexual e 20% a exploração sexual. Os outros números eram ligados a pornografia infantil, estupro, entre outras violações. 


Para relatar casos de violência contra crianças e jovens, o Disque 100 recebe ligações gratuitas e anônimas. O atendimento, que funciona 24 horas, é feito também aos sábados e domingos. Além do canal telefônico, o aplicativo Planeja Brasil, disponível para download em celulares com sistemas Android e iOS, recebe queixas e as encaminha à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. 

Para o ChildFund Brasil, agência humanitária especializada no atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade, a prevenção e a conscientização são as únicas maneiras de reverter esses números. Atualmente, a organização beneficia cerca de 42 mil crianças, adolescentes e jovens no país.
 Sérgio Vasconcelos Repórter, na Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário