Novo índice avalia situação da educação nos municípios. O IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira foi lançado no dia 07.10.2015. Ele foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep.
Neste 26.02.2015, foi divulgado o ranking dos 500 melhores municípíos do país, na qualidade da educação, pelo Centro de Liderança Pública.
Minas Gerais classificou 168 municípios.
17 municípios são do Vale do Jequitinhonha.
Com exceção de Capelinha e Taiobeiras, as cidades-polo do Vale decepcionaram.
Almenara ficou na rabeira, em antepenúltimo lugar.
A pequena Aricanduva ficou em 1º lugar no Vale; 6º de Minas e em 30º lugar entre os 5.570 municípios brasileiros.
Minas Gerais classificou 168 municípios.
17 municípios são do Vale do Jequitinhonha.
Com exceção de Capelinha e Taiobeiras, as cidades-polo do Vale decepcionaram.
Almenara ficou na rabeira, em antepenúltimo lugar.
A pequena Aricanduva ficou em 1º lugar no Vale; 6º de Minas e em 30º lugar entre os 5.570 municípios brasileiros.
Foi lançado no dia 07.10.2015, um novo índice que mostra como está a educação nos estados e municípios: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Ele é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.
De acordo com os dados, o Ceará vai se firmando como bom exemplo. Três cidades do estado aparecem nos primeiros lugares do índice de oportunidades da educação brasileira.
O país como um todo ficou com nota 4,5. Sobral, no sertão cearense, aparece em primeiro lugar com 6,1 e já virou referência pelo investimento na qualificação de diretores e professores.
Em segundo e terceiro, aparecem Groaíras e Porteira, com 5,9, também do Ceará. Nas piores colocações ficaram Caldeirão Grande, na Bahia, (2,4), Primeira Cruz (2,4) e Conceição do Lago Açu (2,1), no Maranhão.
Em segundo e terceiro, aparecem Groaíras e Porteira, com 5,9, também do Ceará. Nas piores colocações ficaram Caldeirão Grande, na Bahia, (2,4), Primeira Cruz (2,4) e Conceição do Lago Açu (2,1), no Maranhão.
São Paulo é a capital com a melhor colocação, mas atrás de outros 1. 386 cidades do país. Com 5,1, São Paulo é o estado com melhor avaliação, seguido de Minas Gerais e Santa Catarina. O Pará ficou em último lugar.
Idealizadores
O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, do Ministério da Educação, e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felício, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.
Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores. “São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do IOBE.
“Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo - se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então, todos esses elementos são capturados no indicador”, afirma Reynaldo Fernandes.
O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, do Ministério da Educação, e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felício, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.
Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores. “São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do IOBE.
“Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo - se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então, todos esses elementos são capturados no indicador”, afirma Reynaldo Fernandes.
O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento da rede de educação infantil.
Veja os indicadores abaixo:
Indicadores | |||
---|---|---|---|
A | Proporção de docentes com pelo menos o ensino superior completo | ||
B | Média de hora aula diária das escolas públicas e privadas das turmas de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio | ||
C | Proporção de diretores com pelo menos 3 anos de experiência na escola | ||
D | Proporção de diretores com pelo menos 6 anos de experiência na escola | ||
E | Taxa de atendimento na educação infantil (0 a 6 anos) |
F IDEB Anos iniciais ajustados | ||
G IDEB Anos finais ajustados | ||
H Taxa líquida de matrícula no ensino médio |
Entenda melhor o IOEB, conferindo a entrevista de Fabiana de Felício, ao Blog Educação:
Os municípios que estão na lista de 500 melhores superam a média nacional, mas ainda estão longe do ideal. Sobral, é a primeira do ranking de qualidade na Educação. No entanto, em uma escala de 0 a 10,o município teve desempenho mediano: ficou com 6,1 pontos. O prefeito, Veveu Arruda, diz que os investimentos na qualificação dos docentes, no planejamento pedagógico e a ampliação da gestão escolar explicam o resultado acima da média: " Hoje,cada aluno tem um tutor que o ajuda construir seu plano de vida e carreira",afirma o prefeito.
Um dos focos da gestão atual é a educação integral. Até o momento,duas escolas que seguem este modelo- outras 11 devem ser inauguradas até o final de 2016.
Confira o ranking dos 500 municípios que se destacam na qualidade de educação no Brasil, no site.
Confira o ranking dos 500 municípios que se destacam na qualidade de educação no Brasil, no site.
Vale do Jequitinhonha se destaca com 17 municípios entre os 168 de Minas Gerais e 500 do Brasil.
O novo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira vem apontar as deficiências e fortalezas da educação nos municípios do Vale do Jequitinhonha.
O Vale do Jequitinhonha classificou 17 municípios entre os 500 do Brasil e 168 de Minas Gerais.
O Vale do Jequitinhonha classificou 17 municípios entre os 500 do Brasil e 168 de Minas Gerais.
Pela tabela de classificação abaixo, verifica-se que os municípios-polo foram uma decepção geral, com exceção de Capelinha e Taiobeiras.
Almenara ficou em 58º lugar, antepenúltima colocação, entre os 60 municípios do Vale, o que denuncia a baixa qualidade da educação básica do município. Araçuaí também decepcionou ficando no 40º lugar e Diamantina em 30º lugar.
Enquanto isso, o pequeno município de Aricanduva se destaca entre os melhores do país. Ficou em 1º lugar no Vale, em 6º em Minas e em 30º lugar no país. A professora e diretora de escola estadual licenciada, Maria Arlete Azevedo, a prefeita, está feliz, assim como seu povo está orgulhoso por esta classificação.
A prefeita de Aricanduva, Maria Arlete Azevedo, entre os prefeitos de Angelândia, Tiago Pimenta, e Zezinho da Vitalina, de Capelinha, municípios que foram bem classificados na qualidade da educação.
Outros pequenos municípios, muitos com menos de 10 mil habitantes, deram exemplo para outros. No Vale, podem ser destacados Presidente Kubitschek, José Gonçalves de Minas, Berilo, Francisco Badaró, Datas, Coronel Murta, Leme do Prado, Veredinha, Angelândia, Felisburgo, Cachoeira do Pajeú, Rio do Prado, entre outros.
Também merece destaque Capelinha, Taiobeiras, Turmalina, Itamarandiba, Salinas, Minas Novas e outras, que fizeram seu papel de cidades-polo e demonstram porque lutam pela implantação de campus universitário e Institutos Federais de Educação, cuidando da qualidade de educação da sua gente.
20 municípios do Vale estão acima da média de Minas Gerais que é de 5,0, no IOEB. Acima da média do Brasil, 4,5, os municípios do Vale chegam a 54, a quase totalidade.
Porém, não se deve comemorar muito. Tanto a qualidade da educação no Brasil, quanto no Vale não está muito boa. Os dados são uma verdadeira denúncia de uma baixa qualidade da educação na região. Os dados de destaque são méritos dos professores que se capacitam, a duras penas, e se entregam à árdua tarefa de educar. Governos e empresários do ensino dão pouco valor a quem, de fato, faz a diferença na educação.
Alguns gestores escolares - sempre um(a) professor (a) da própria escola, escolhida pelos colegas, pais e alunos - também fazem das tripas coração para conseguir resolver muitos pepinos e oferecer um educação de boa qualidade.
Alguns poucos gestores públicos têm méritos. São aqueles que investem na estrutura e na organização escolar, com valorização dos educadores. Os profissionais da educação continuam muito mal remunerados e desestimulados com o trabalho.
É preciso reconhecer quem de fato tem méritos e responsabilidades pelos sucessos e fracassos em todo o processo.
Antes de comemorar, ou tirar proveito político, as lideranças políticas deveriam refletir sobre os dados apontados e propor avanços.
RANKING DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA,
NO NORDESTE DE MINAS GERAIS, NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO .
Município
|
Classificação
no Vale do Jequitinhonha
|
Classificação
no Brasil
|
IOEB
|
IDEB - Anos Iniciais
|
IDEB - Anos Finais
|
Taxa de Matricula Ensino Médio
|
Taxa de Atendimento
Educação Infantil
|
Aricanduva
|
01
|
30
|
5,5
|
5,5
|
7,9
|
5,1
|
2,9
|
Capelinha
|
02
|
62
|
5,4
|
6,8
|
5,7
|
7,1
|
3,2
|
Taiobeiras
|
03
|
67
|
5,4
|
6,2
|
5,2
|
7,1
|
3,7
|
Presidente Kubitschek
|
04
|
84
|
5,4
|
6,1
|
5,0
|
9,8
|
3,9
|
José Gonçalves de Minas
|
05
|
85
|
5,4
|
6,3
|
5,0
|
8,0
|
3,7
|
Rubelita
|
06
|
86
|
5,4
|
6,8
|
5,4
|
7,0
|
2,8
|
Berilo
|
07
|
135
|
5,3
|
6,6
|
6,4
|
6,1
|
3,2
|
Francisco Badaró
|
08
|
142
|
5,3
|
7,0
|
4,7
|
7,3
|
2,8
|
Leme do Prado
|
09
|
148
|
5,3
|
6,4
|
5,4
|
7,5
|
4,8
|
Itamarandiba
|
10
|
170
|
5,3
|
6,6
|
5,6
|
6,7
|
3,5
|
Turmalina
|
11
|
191
|
5,3
|
6,6
|
5,0
|
6,3
|
5,7
|
Salinas
|
12
|
229
|
5,3
|
6,3
|
4,8
|
6,7
|
3,3
|
Gouveia
|
13
|
358
|
5,2
|
6,6
|
5,1
|
6,2
|
4,0
|
Angelândia
|
14
|
372
|
5,2
|
6,4
|
5,6
|
7,3
|
3,5
|
Datas
|
15
|
377
|
5,2
|
6,1
|
5,1
|
6,8
|
3,9
|
Coronel Murta
|
16
|
450
|
5,1
|
6,3
|
5,4
|
6,7
|
5,0
|
Minas Novas
|
17
|
496
|
5,1
|
6,0
|
5,2
|
7,6
|
2,4
|
Rio do Prado
|
18
|
641
|
5,1
|
6,2
|
5,0
|
6,3
|
3,2
|
Veredinha
|
19
|
786
|
5,0
|
6,1
|
4,9
|
6,8
|
4,6
|
Felicio dos Santos
|
20
|
818
|
5,0
|
5,9
|
5,1
|
6,6
|
3,7
|
Virgem da Lapa
|
21
|
1.257
|
4,9
|
5,4
|
5,0
|
6,1
|
3,6
|
Felisburgo
|
22
|
1.264
|
4,9
|
5,7
|
5,5
|
6,3
|
4,2
|
Cachoeira do Pajeú
|
23
|
1.291
|
4,9
|
6,0
|
5,1
|
63
|
2,2
|
Comercinho
|
24
|
1.445
|
4,8
|
5,7
|
4,9
|
5,9
|
3,5
|
Serro
|
25
|
1.486
|
4,8
|
5,8
|
4,6
|
5,7
|
3,0
|
Carbonita
|
26
|
1.490
|
4,8
|
5,4
|
4,6
|
6,0
|
3,5
|
Cristália
|
27
|
1.515
|
4,8
|
5,0
|
4,0
|
8,8
|
3,0
|
Jenipapo de Minas
|
28
|
1.572
|
4,8
|
5,5
|
5,2
|
6,1
|
2,8
|
Jequitinhonha
|
29
|
1.643
|
4,8
|
5,3
|
5,0
|
6,9
|
3,5
|
Diamantina
|
30
|
1.662
|
4,8
|
5,6
|
4,0
|
6,9
|
4,4
|
Bandeira
|
31
|
1.712
|
4,8
|
6,2
|
4,1
|
6,8
|
4,0
|
Santo Antônio do Jacinto
|
32
|
1.793
|
4,7
|
5,8
|
4,4
|
5,7
|
2,8
|
Botumirim
|
33
|
1.929
|
4,7
|
5,4
|
4,8
|
6,7
|
3,7
|
Itinga
|
34
|
1.960
|
4,7
|
5,5
|
5,0
|
5,5
|
3,0
|
Olhos D’Água
|
35
|
1.972
|
4,7
|
5,2
|
4,2
|
7,6
|
4,0
|
São Gonçalo do Rio Preto
|
36
|
1.984
|
4,7
|
5,4
|
5,4
|
6,7
|
4,0
|
Jordânia
|
37
|
1.990
|
4,7
|
5,6
|
4,1
|
5,4
|
3,6
|
Chapada do Norte
|
38
|
2.028
|
4,7
|
5,3
|
4,9
|
5,7
|
4,6
|
Joaíma
|
39
|
2.124
|
4,6
|
5,7
|
4,6
|
4,6
|
2,7
|
Araçuaí
|
40
|
2.136
|
4,6
|
5,2
|
4,5
|
5,9
|
3,2
|
Divisópolis
|
41
|
2.144
|
4,6
|
5,8
|
5,1
|
4,9
|
2,8
|
Monte Formoso
|
42
|
2.183
|
4,6
|
4,8
|
4,6
|
7,9
|
1,3
|
Ponto dos Volantes
|
43
|
2.227
|
4,6
|
56
|
4,6
|
7,0
|
3,1
|
Medina
|
44
|
2.258
|
4,6
|
5,3
|
4,4
|
4,8
|
2,9
|
Mata Verde
|
45
|
2.334
|
4,6
|
5,8
|
4,8
|
5,5
|
4,1
|
Pedra Azul
|
46
|
2.341
|
4,6
|
5,3
|
4,4
|
6,3
|
4,1
|
Padre Paraíso
|
47
|
2.381
|
4,6
|
5,5
|
4,4
|
4,8
|
2,4
|
Grão Mogol
|
48
|
2.387
|
4,6
|
5,4
|
4,8
|
6,7
|
2,6
|
Águas Vermelhas
|
49
|
2.401
|
4,5
|
5,4
|
4,8
|
4,8
|
2,3
|
Couto Magalhães de Minas
|
50
|
2.449
|
4,5
|
4,9
|
4,3
|
7,0
|
6,2
|
Jacinto
|
51
|
2.521
|
4,5
|
6,0
|
4,3
|
5,5
|
3,5
|
Itaobim
|
52
|
2.531
|
4,5
|
5,3
|
4,2
|
4,9
|
3,3
|
Caraí
|
53
|
2.627
|
4,5
|
5,5
|
4,4
|
5,4
|
2,6
|
Rubim
|
54
|
2.634
|
4,5
|
5,2
|
4,7
|
4,6
|
4,7
|
Santa Maria do Salto
|
55
|
2.736
|
4,4
|
5,2
|
3,3
|
6,2
|
4,1
|
Josenópolis
|
56
|
3.044
|
4,3
|
4,7
|
4,3
|
6,1
|
2,7
|
Palmópolis
|
57
|
3.258
|
4,2
|
5,1
|
4,1
|
6,1
|
1,8
|
Almenara
|
58
|
3.329
|
4,2
|
4,8
|
3,9
|
4,1
|
3,3
|
Divisa Alegre
|
59
|
3.414
|
4,1
|
5,2
|
4,7
|
5,1
|
4,3
|
Salto da Divisa
|
60
|
3.976
|
3,8
|
4,5
|
2,9
|
4,3
|
5,0
|
Tabela elaborada por
Álbano Silveira Machado, a partir de dados publicados pelo INEP/MEC e Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB.(Fevereiro
de 2016)
Veja abaixo os 10 estados com melhor colocação no IOEB e os 10 municípios líderes do ranking nacional:
Ranking dos 10 estados com maior IOEB | ||
---|---|---|
Posição | Estado | IOEB |
1º | São Paulo | 5.1 |
2º | Minas Gerais | 5.0 |
3º | Santa Catarina | 5.0 |
4º | Paraná | 4.9 |
5º | Ceará | 4.6 |
6º | Distrito Federal | 4.6 |
7º | Espírito Santo | 4.6 |
8º | Goiás | 4.6 |
9º | Rio Grande do Sul | 4.5 |
10º | Mato Grosso | 4.5 |
Ranking dos 10 municípios do Brasil com maior IOEB | ||
---|---|---|
Posição | Município | IOEB |
1º | Sobral (CE) | 6.1 |
2º | Groairas (CE) | 5.9 |
3º | Porteiras (CE) | 5.9 |
4º | Centenário (RS) | 5.9 |
5º | Novo Horizonte (SP) | 5.8 |
6º | Bom Sucesso do Sul (PR) | 5.8 |
7º | São Domingos das Dores (MG) | 5.7 |
8º | Paranapuá (SP) | 5.7 |
9º | Monte Castelo (SP) | 5.7 |
10º | Brejo Santo (CE) | 5.7 |
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