quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

1º lugar geral do ENEM é mineira. Ela fez 858,54 pontos.

Jovem de 18 anos fará Medicina na UFMG em Belo Horizonte, onde mora.
Mariana diz que é preciso se preparar bem, ter disciplina, estudar muito e saber fazer a prova

MARIANA DRUMMOND, 1º LUGAR NA UFMG / ENEM Mariana Drummond Martins Lima, aprovada pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) em primeiro lugar geral na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). 

A adolescente mora em Belo Horizonte, estuda 12 horas por dia há dois anos.

No resultado do Sisu, Mariana atingiu 858,54 pontos. Na redação, fez 960 pontos. 

No primeiro e segundo anos do ensino médio, ela se submeteu ao Enem como treineira.  - "No primeiro Enem, acertei 130 questões em 180. No segundo, foram 150 questões. Nesse último, das 180, só errei 16", afirma.  

* Fez um simulado do Enem por semana (de pelo menos três disciplinas) em sua escola, o Colégio Bernoulli (instituição classificada em segundo lugar do Enem 2012); 

* Para se sair bem, leu bastante sobre assuntos da atualidade durante o ano, fez em média duas redações por semana e testou a agilidade para concluir o texto em até uma hora e 20 minutos; 

- "Comecei por Ciências da Natureza, que tem química, física. Cálculo é melhor fazer com a cabeça fresca"; 

- "Outra tática foi saltar as perguntas que apresentava maior grau de dificuldade e retomá-las depois para não perder muito tempo". 

- "Tem de saber o conteúdo. É lógico. Mas o aluno tem de estar preparado para a prova. Ter malícia e saber até chutar, quando necessário. O que não pode é errar, de jeito nenhum, nas questões mais fáceis", diz a estudante. 

Mariana Lima explica que há dois anos fazia semanalmente o simulado do Enem de pelo menos três disciplinas. No período entre 7h e 12h40, a adolescente estava na escola. "Começava a estudar nos dias de semana, após o almoço, mais ou menos às 13h30. Só parava na hora de dormir".

"Não gosto de usar o Facebook. Tenho conta, mas não uso. No Twitter, nem conta eu tenho. Prefiro os livros e estudar. Eu só estudo", afirma a adolescente. A mãe confirma. "Ela é estudiosa desde pequena. Sempre foi aplicada".

"Meus pais sempre me ajudaram muito. Sobretudo, me ajudando a organizar os estudos e meus horários. A minha mãe me tomava as matérias e meu pai me levava e buscava para na escola e, à tarde, para fazer as provas simuladas", diz.


Mariana Lima foi pega de surpresa quando soube que alcançou o primeiro lugar no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, para o qual se inscreveram 2,5 milhões de estudantes  de todo o país.  A jovem, de apenas 18 anos, comemora os frutos de seu esforço e diz que espera ter um bom rendimento também na universidade, para que, quando médica, possa ajudar as pessoas.
“Sabia que tinha chance de passar em Medicina, mas de forma alguma esperava ficar em primeiro lugar no Enem. Eu queria ser bailarina, estudei três anos na Escola Bolshoi, em Joinville, mas acabou não dando certo e aí quando eu tinha 13 anos, ainda em Joinville, com minha escola regular, a gente fez uma visita à Fundação Pró-Rim e aquilo me marcou muito e foi a partir daí que eu pensei que gostaria de estudar Medicina, mas era só uma ideia (…) eu voltei para Belo Horizonte e no final do primeiro ano do Ensino Médio decidi que cursaria Medicina e comecei minha preparação (…) abri praticamente mão de tudo, só me dediquei aos estudos e fiquei feliz com o resultado. Espero manter o mesmo rendimento na universidade, poder ajudar as pessoas e dar um retorno para a sociedade”, disse.


  1. Brasilidade - Mariana Lima - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=NqgufrW3PU8

    3 dias atrás - Vídeo enviado por PalaciodoPlanalto
    Mariana Lima foi pega de surpresa quando soube que alcançou o primeiro lugar no SiSu, o Sistema ...
Bolshoi perde uma bailarina
Jovem não gosta de facebook, adora estudar
A adolescente vai cursar medicina na UFMG. Ela estudou balé no Palácio das Artes (Belo Horizonte), dos nove aos 12 anos, na unidade brasileira do Balé Bolshoi (Joinville SC), entre os 13 e 15 anos, e finalmente, no Grupo Corpo (Belo Horizonte), até os 16 anos.

Nesse período, ela criou sua conta no Facebook. "Entrei poucas vezes. Criei a conta só para conversar com o pessoal de Joinville. Raramente eu entro. Não gosto mesmo. E também não estou namorando. Não dá tempo", diz.

"Devo fazer nefrologia, cardiologia ou neurologia. Vou ver com qual área me identifico mais".

Ler sempre e treinar para as provas

Apesar de morar em Minas Gerais, a estudante explica que se preparou também para o vestibular da Fuvest. "Na escola, além dos simulados para o Enem, fizemos também preparação para a Fuvest, do mesmo modo", afirma. 
Para ela, não ter dúvidas quanto aos objetivos é o primeiro aspecto que deve ser levado em conta pelos estudantes que enfrentam as disputas para cursarem o ensino superior no país. "O aluno tem de ter uma meta. Isso é o mais importante, mas logo depois vem a malícia para fazer as provas. Os testes simulados, com tudo igual às provas que serão aplicadas, principalmente horários e número de questões, são básicos para um bom desempenho", afirma.
Ela aguarda o resultado oficial da Fuvest para saber quantas questões acertou no vestibular para a USP.
"A pessoa tem de controlar bem o tempo. No Enem, por exemplo, são três minutos para cada questão. Não dá para parar e perder tempo em uma questão. Tem de ir para a frente", diz. Mariana Lima explica que sempre leu em média um livro por mês. Ano passado, por conta da dedicação exclusiva aos estudos, leu somente nove livros, indicados para os concursos de vestibular.
"Teve questão que respondi porque tinha lido em algum livro ou assistido em um vídeo. A matéria do vestibular é muito extensa. São muitas disciplinas. Não dá para saber tudo. A pessoa tem de se informar, principalmente lendo muito, sobre tudo", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário