quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Jornalistas do Estado de Minas ganham Prêmio Esso por reportagem sobre a seca em Minas

Série "A nova fronteira da sede" mostra como as mudanças climáticas e a degradação ambiental trouxeram o processo de desertificação a áreas da região Noroeste de Minas.

Foto: arquivoJornalistas do Estado de Minas ganham Prêmio Esso por reportagem sobre a seca em Minas
Luiz Ribeiro, repórter do jornal Estado de Minas, de Montes Claros, está entre os vencedores do Prêmio Esso
Os repórteres Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, foram os vencedores deste ano do Prêmio Esso de Jornalismo Regional Centro-Oeste. Em parceria com o fotógrafo Beto Novaes, eles deram vida à série de reportagens “A nova fronteira da sede”, que mostra como as mudanças climáticas e a degradação ambiental trouxeram o processo de desertificação a extensas áreas do Noroeste de Minas.

O mesmo trabalho também é finalista do prêmio ANA de Imprensa, promovido pela Agência Nacional das Águas.


 
 
Ao todo, os repórteres percorreram 3 mil quilômetros e encontraram uma área total de mais de 180 mil hectares destruída, um espaço cinco vezes o tamanho de Belo Horizonte.
 
Por causa dos impactos ambientais, rios e nascentes secaram e propriedades rurais foram abandonadas. As veredas do sertão, que inspiraram autores como Guimarães Rosa, agora estão secas, e os buritis, que são árvores que demarcavam esses oásis do agreste, definharam sem água. Até mesmo flagelados de áreas degradadas do semiárido que buscavam refúgio e emprego na região voltaram a conviver com a falta de água e o solo infértil por causa da degradação.

O Estado de Minas ainda foi finalista da premiação na categoria Educação, com a série de reportagens “Ilhados do mundo” e Primeira Página, com o trabalho “Notícias de um país surreal”.
 
Outros dois jornais que fazem parte do grupo Diários Associados, também venceram o prêmio em diferentes categorias. O trabalho da repórter Júlia Schiaffarino, “Vidas Partidas”, do Diário de Pernambuco, venceu o prêmio regional Norte/Nordeste. Já o Correio Braziliense venceu na categoria Informação Econômica, com a série “20 anos do Real”, feita pelos jornalistas Vicente Nunes, Antonio Temóteo, Celia Perrone, Deco Bacillon, Diego Amorim, Luiz Ribeiro, Nívea Ribeiro, Rodolfo Costa, Rosana Hessel, Paulo Silva Pintho, Simone Kafruni e Vera Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário