segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Arraial dos Crioulos em Araçuai faz o 4º Encontro da Consciência Negra

O bairro, considerado o mais antigo de Araçuai, foi reconhecido em 2007 pela Fundação Palmares, como área remanescente de quilombolas.

Foto: arquivoArraial dos Crioulos em Araçuai faz o 4º Encontro da Consciência Negra
A festa se transforma em uma verdadeira confraternização na principal rua do bairro.


Como acontece tradicionalmente, o Dia da Consciência Negra deve ser comemorado com música, dança e celebração de 18 a 23 de novembro, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha.

A festa é organizada pela Comunidade Arraial dos Crioulos, remanescente de quilombola da região e um dos bairros mais antigos de Araçuai.

Na noite de  quinta-feira (17) uma palestra na igreja do bairro,  sobre a questão quilombola abre a programação. No dia seguinte (18),  oficina de capoeira que terá continuidade no mês de fevereiro. 

Dois jovens da ONG  Una Arco- Íris, de Medina, realizam uma oficina de grafite no centro do bairro.

O momento mais esperado acontece durante todo o dia de domingo,  a partir das 10 da manhã, no final da rua principal do bairro,  com as apresentações culturais e as  barraquinhas  de comidas e bebidas típicas .

Grupos de capoeira e de  batuque se encarregam de animar rodas, que invariavelmente seduzem os presentes, que acabam por celebrar uma grande confraternização que se encerra às 22h.

Zumbi- líder dos escravos
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.


O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, a cerca de 9 km do município de União dos Palmares, situado a 9 quilômetros de Maceió, capital  de Alagoas.


Foi para as matas fechadas da Serra, que alcança 500 metros de altitude, que milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Lá viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.

Fonte:Gazeta de Aracuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário