sábado, 29 de novembro de 2014

Estudantes de Berilo e Jenipapo de Minas serão premiados na Olimpíada de Matemática.

Entre 1.646 estudantes de Minas que ganharam medalhas, somente dois se destacaram no Vale do Jequitinhonha.


Foram cerca de 16 mil alunos, do 6º ao 9º ano e do ensino médio de escolas públicas de 172 municípios do nordeste e leste de Minas Gerais, e quase dois milhões de todo o Estado, que participaram da segunda fase da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A capacidade de interpretação e o raciocínio lógico foram avaliados no teste. O resultado seria divulgado no dia 1º de dezembro, mas foi antecipado e os nomes conhecidos na tarde desta sexta-feira (28), de acordo com o coordenador regional, Carlos Torrente.

“Estava agendado para segunda-feira, dia 1º, mas os resultados foram divulgados nesta sexta. ao meio dia. Tivemos alunos com medalhas de ouro nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Aço”, adiantou o coordenador.

Confira a lista dos medalhistas por região:

Vale do Jequitinhonha
- Gustavo Ramalho da Escola Estadual Professor Jason de Morais, em Berilo.
- Ana Paula Ferreira Lisboa da E.E. Nossa Senhora de Fátima, em Jenipapo de Minas.

Vale do Mucuri
- Vanessa Lemos Amorim da Escola Municipal Irmã Maria Amália, em Teófilo Otoni.
- Túlio Campos Menezes da Escola Estadual João Hemetrio de Menezes, em Belo Oriente.

Vale do Rio Doce
- Melissa Andreia Barbosa Silva da E.E. Joaquim Pedro Nascimento, em Governador Valadares.
Vale do Aço
- Maicon Douglas Faria Costa da Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, em Ipatinga.
- Lucas Souza Assis da Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, em Ipatinga.
- Jhenifer Viana de Freitas da Escola Municipal de Timóteo, em Timóteo.
- Matheus Pirâmides Teixeira Soares da E.E. Dr. Guilhermino de Oliveira, em Inhapim.
- Maurício Pirâmides Teixeira Soares da E.E. Dr. Guilhermino de Oliveira, em Inhapim.
- Ingrid Gabrielle Lopes da Escola Estadual Dr. José Augusto, em Entre Folhas.
Fonte: Inter TV dos Vales.


Minas é campeã da Olimpíada Brasileira de Matemática pela oitava vez consecutiva

Foi divulgado nesta sexta-feira (28/11) o resultado da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Pela oitava vez consecutiva, Minas Gerais ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada, são 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas. 
“Os resultados da Obmep 2014 traduzem o enorme esforço dos alunos e sua disponibilidade permanente para a aprendizagem e para a superação dos desafios intelectuais. Trata-se, sem dúvida, de mais uma conquista coletiva: alunos, professores e gestores escolares trabalhando pela educação de qualidade. O resultado mostra à sociedade a importância do desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas para a formação crescentemente qualificada de nossas crianças e jovens. Estes frutos do presente renovam o compromisso da educação de Minas com o futuro”, destaca a secretária de Estado de Educação em exercício, Sueli Pires.

Minas conquistou 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze – Foto: Nívea de Oliveira

O segundo lugar da competição ficou com o estado de São Paulo, que totalizou 1.293 medalhas, sendo 86 de ouro, 302 de prata e 905 de bronze. Na 10ª edição, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas distribuiu 501 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 medalhas de bronze.
Em todo o país, 18.187.971 estudantes fizeram as provas da 10ª edição do torneio. Minas Gerais foi o segundo estado com o maior número de participantes, obtendo quase dois milhões de alunos na primeira fase. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo que contou com 3,5 milhões estudantes cadastrados.

Minas por Minas

Além de ter conquistado o primeiro lugar entre os estados brasileiros nesta edição, Minas Gerais superou o seu próprio desempenho. Enquanto no ano de 2013, o Estado havia conquistado um total de 1.600 medalhas, na edição atual são 1.643. “Muitos acham que a Matemática é difícil, mas quando você trabalha sistematizado, aliando a capacitação, a avaliação e o acompanhamento no dia a dia da sala de aula, você vê o resultado”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Entre os estudantes que se destacaram na 10ª edição da Obmep está Gabriel Brito Alkmim. A Matemática nem é a sua matéria preferida, ela perde para Ciências. Mas, mesmo assim, o aluno do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Eloy Pereira, em Montes Claros, ajudou a colocar Minas Gerais no topo. Ele conquistou a medalha de ouro na décima edição da competição. “Foi a primeira vez que fiz a prova e ganhar medalha de ouro me deixa muito feliz”, afirma.
Já a aluna do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Santa Chiara, em Igarapé, Juliana Carvalho de Souza, é veterana na Obmep. Dona de duas medalhas, uma de bronze de uma prata, ela conta a emoção de conquistar a primeira medalha de ouro. “É muito bom. Agora tenho uma coleção e vou receber minha medalha de ouro no Rio de Janeiro, das mãos da presidente”, conta.

Entenda a competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário