sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Pedra Azul realiza o IV Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha

"Estamos Conectad@s?" é a questão e o tema do evento organizado pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.


O IV Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha acontecerá durante os dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2015, em Pedra Azul, município do Vale do Jequitinhonha, promovido pela UFMG.

O I Encontro foi realizado em Itaobim, no Médio Jequitinhonha,  em 2012.  O II Encontro em março de 2013, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha. O III Encontro aconteceu em janeiro de 2014, em Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha.  

O tema, “Estamos Conectad@s?”, sintetiza os objetivos desta quarta edição: trazer o debate acerca dos problemas enfrentados na elaboração de produções midiáticas no Vale e apresentar alternativas para esses desafios.

Organizado pelo PROGRAMA Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, o evento reunirá docentes da UFMG, coordenadores de projetos do Programa Polo, integrantes de ONG’s que trabalham com a formação em comunicação na região, jovens envolvidos com a produção midiática no Vale e comunicadores, como radialistas, blogueiros, jornalistas e comunicadores populares de diversos municípios.

O Encontro de Comunicadores é de GRANDE importância para o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão do Polo Jequitinhonha no Vale, aproximando o Programa ao público da região.

O evento tem o intuito de promover a discussão acerca do acesso público às mídias, contando com uma programação que envolve MESAS redondas e OFICINAS que apresentarão alternativas às ferramentas de comunicação menos acessíveis aos comunicadores que atuam no Vale.

Temas



As MESAS de discussão acontecerão nos dias 23 e 25, abordando os temas “Discussão da rede: estamos mesmo conectados?” e “Comunicação alternativa: formas de se comunicar que fogem ao convencional”, respectivamente.

Durante o dia 24 serão ministradas as nove oficinas: OFICINA de Cobertura Midiática do IV Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, Oficina de Mídia Tática, Oficina de Publicações Literárias Independentes, Oficina de Fotografia, Oficina de Produção de Conteúdo para Web Rádio, Oficina de Graffiti, Oficina de Web Jornalismo, Oficina de Edição e Tratamento de Imagens em Programas Gratuitos e Oficina de Produção Cultural Colaborativa.

Após a mostra das oficinas, está prevista a realização de um Sarau Cultural.



Oficinas



A Oficina de Cobertura Midiática, trabalhando com base no conteúdo gerado no Encontro, orientará os participantes na realização da cobertura jornalística do evento a partir de duas dimensões: o diálogo com o público de Pedra Azul, buscando informar e integrar a população nas atividades do Encontro, e a produção de materiais de registro, como fotografias, áudios, vídeos e textos.

A Oficina de Mídia Tática tem como objetivo demonstrar e experimentar as diferentes formas de comunicação, criando espaços para criação, recombinação e informação.

A Oficina de Publicações Literárias Independentes guiará os participantes no desenvolvimento de suas próprias publicações, a partir de textos e imagens construídos no Encontro e na Oficina de Fotografia que, por sua vez, apresentará os conceitos básicos da fotografia e produzirá material a ser exposto durante o evento.

Ainda abordando a fotografia, a Oficina de Tratamento e Edição de Imagens em Programas Gratuitos orientará os participantes no uso de programas como Photoscape e Picasa.

Sobre as Oficinas de Produção de Conteúdo para Web Rádio e de Web Jornalismo, elas visam à produção de conteúdo para a internet a partir da elaboração de diferentes programas de rádios (podcastsspots, entre outros) e do debate sobre a utilização de redes sociais (TwitterTumblrFacebook, entre outros).

A Oficina de Graffiti, por sua vez, proporcionará a experiência da construção coletiva na produção de um painel imagético, não sendo necessário que o participante possua habilidades para desenho.

Por fim, a Oficina de Produção Cultural apresentará o papel do produtor cultural e potencializará as ações dos participantes de forma horizontal a partir do trabalho colaborativo.

O número máximo de participantes para cada oficina é em torno de 15 a 20 pessoas.

O encerramento do evento será realizado com uma plenária que retomará e discutirá as atividades desenvolvidas ao longo dos três dias de programação e definirá o assunto e local que sediará o próximo Encontro.
Estamos Conectad@s é o tema do IV Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha

Pedra Azul recebe os inovadores e jovens comunicadores do Vale do Jequitinhonha



Fonte: UFMG/Polo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário