quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mestre Antônio e os tambores do Vale do Jequitinhonha retornam à UFMG

A Universidade promove a segunda etapa das oficinas do tamborzeiro.

FOTO: arquivoMestre Antônio e os tambores do Vale do Jequitinhonha retornam à UFMG
Mestre Antonio vive em Minas Novas, onde faz tambores artesanais
Dando continuidade as atividades desenvolvidas em outubro, está sendo realizada desde o dia  17 e  vai até 21 de novembro, na Estação Ecológica/campus UFMG, a segunda etapa das oficinas do tambozeiro, descendente de africanos e índios, de Minas Novas, Antônio Luís de Matos, o  Mestre Antônio, 75 anos.

Ele é  um dos últimos conhecedores das técnicas e práticas dessa arte no Vale do Jequitinhonha e aprendeu durante sua infância com o avô o ofício da luteria de tambores e caixas de linha africana.

Nos últimos anos, ele  trabalha incessantemente para que essa tradição não se perca. como ele mesmo diz: “ O som dos tambores bate forte no coração do ser humano. Os tambores são fonte de vida, de tudo”.

O tambozeiro que tem licença ambiental para utilizar a madeira necessária à confecção dos tambores e faz o replantio das espécies afirma com convicção e sabedoria que “é preciso tratar a natureza com cuidado: colher e devolver”.

Na primeira parte do projeto “Construção de tambores e instrumentos musicais”, os participantes aprenderam as técnicas, processos e delicadezas necessários à construção de seus próprios instrumentos, o que envolveu sensibilidade para o traquejo com os materiais e conexão com a natureza.

Nesse segundo encontro “Tocando os tambores e os instrumentos musicais”, os participantes iniciaram suas atividades com o plantio de mudas de pitangueira, quaresmeira, tambucuri, entre outras.

O plantio ocorreu devido à preocupação de Mestre Antônio em devolver à natureza aquilo que é utilizado para construir os tambores.

Após o plantio das mudas, foi dada continuidade à construção dos tambores, para que, posteriormente, os participantes possam aprender a tocá-los.

Além dessas atividades, está prevista a realização de um cortejo musical realizado pelos membros da oficina e pelo grupo de maracatu da Escola de Música, que partirá da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) às 17h30min do dia 21 de novembro e terminará na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Fonte:UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário