segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Brasil: Economia se recupera! Alemanha cresce 0,1%.

“PRÉVIA” DO PIB AVANÇA 0,60% NO 3º TRIMESTRE E INDICA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA


Só em setembro, avanço registrado pelo IBC-Br foi de 0,40% ante agosto, que teve alta de 0,20%. É a maior expansão desde 2º trimestre de 2013, quando indicador avançou 1,47%

A economia brasileira cresceu 0,60% no terceiro trimestre de julho a setembro, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado pelo mercado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB). É a maior expansão desde o segundo trimestre de 2013, quando o indicador avançou 1,47%, de acordo com os   DADOS DIVULGADOS nesta segunda-feira (17.11), pelo Banco Central.


Apenas em setembro, o avanço foi de 0,40% ante agosto, quando a alta foi de 0,20%. Nos três meses anteriores (abril-junho), houve uma queda de 0,79% em relação ao período janeiro-março. Os números de agora ficaram acima da média prevista pelo mercado, que girava em torno de 0,1%, e indicam que economia saiu da chamada “recessão técnica” observada nos dois primeiros trimestres do ano, entrando em trajetória de recuperação neste segundo semestre de 2014. 


Os dados também confirmam a previsão do Banco Central, de que haveria uma recuperação da economia no segundo semestre, após a retração verificada no primeiro semestre.


Na série com ajuste sazonal (descontando-se os fatores temporários), a alta foi de 0,40% em setembro ante o mês anterior. O número passou de 146,66 pontos em agosto, na série dessazonalizada, para 147,25 pontos em setembro. Na comparação entre setembro de 2014 e setembro de 2013, a expansão foi de 0,92%, na série sem ajustes sazonais, que também registrou um IBC-Br em 148,65 pontos.


Em 12 meses encerrados em setembro de 2014, o crescimento também foi de 0,60% na série sem ajuste. No acumulado do ano até setembro, o indicador apresenta leve alta de 0,01%.


O IBC-Br é um indicador criado pelo Banco Central para tentar verificar antecipadamente o desenvolvimento do País, a partir da observação de variáveis oriundas de três setores-chave da economia: agropecuária, indústria e serviços. A estimativa sobre a atividade econômica incorpora a produção estimada para esses setores, mais os impostos sobre produtos.


O cálculo considera a variação da média dos valores mensais apurados em cada trimestre, com ajuste sazonal. Os dados oficiais do PIB do terceiro trimestre, apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão divulgados no dia 28 de novembro.


Fonte: Portal Brasil com informações do BANCO CENTRAL

Navalha
A Economia da Zona do Euro cresceu 0,2 no terceiro trimestre.
A Alemanha cresceu 0,1%, depois de – 0,1% no trimestre anterior.
A França cresceu 0, 3%, depois de – 0,1%.
A Itália cresceu – 0,1%.
Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário