domingo, 30 de novembro de 2014

Prefeitos articulam chapa única para Amaje


Prefeito de Carbonita, Marcos Lemos (PT), e de Capelinha, Zezinho da Vitalina (PMDB), são os dois nomes mais cotados para presidir a entidade que representa os municípios do Alto Jequitinhonha
Fachada da sede da Amaje, que fica em Diamantina
Fachada da sede da Amaje, que fica em Diamantina
Prefeitos do Alto Jequitinhonha deram início, nesta semana, às articulações políticas visando as eleições para a nova diretoria da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje). Os prefeitos de Carbonita, Marcos Lemos (PT), e o de Capelinha, Zezinho da Vitalina (PMDB), são os dois nomes mais cotados para assumir a presidência da entidade. Ouvidos pela reportagem do Portal de Capelinha/Jornal Acontece Regional, ambos disseram que vão buscar a formação de uma chapa de consenso. As eleições devem ocorrer em dezembro ou, no máximo, janeiro de 2015.

Marquinhos, militante do PT desde sua fundação, há 30 anos, já foi presidente da Amaje por três vezes. Ele acredita que o atual cenário político lhe credencia a buscar mais um mandato, já que será a primeira vez que seu partido governará, ao mesmo tempo, Minas Gerais, com Fernando Pimentel, e também o país, com a presidenta Dilma Rousseff. “Queremos e temos a oportunidade de construir um canal forte de comunicação entre o Alto Jequitinhonha e os governos de Minas e do Brasil”, diz.

A proposta de Pimentel de governar de forma descentralizada, com mais força para as demandas regionais, também é lembrada por Marquinhos. “Acredito que poderemos colaborar com os governos de Dilma e Pimentel na implementação das políticas governamentais aqui na região. Isso é bom para todos, pois teremos acesso a mais recursos para os municípios filiados à Amaje”, comenta.

Ele confirma que já foi procurado por boa parte dos prefeitos da Amaje, incentivando-o a candidatar-se. E diz que procurará todos, sem exceção, visando a construção de uma chapa consensual. “Muitos prefeitos me ligaram sugerindo a nossa candidatura e já se prontificando a nos apoiar. Vejo isso com naturalidade porque sempre mantive um bom relacionamento com todos os prefeitos da região, independentemente de partido político”, afirma.

Por outro lado, o prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, confirma que também foi sondado por prefeitos da Amaje para se candidatar. Mas, segundo ele, seu principal interesse está na formação de uma chapa única. “O interessante é que caminhemos para a eleição com um chapa de consenso, sem disputas entre companheiros”, definiu Zezinho, que é o atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, formado por Capelinha e mais 16 cidades.

Segundo Zezinho, o próprio Marquinhos Lemos o procurou nesta semana, falando de sua pretensão de disputar a Amaje. Por telefone, combinaram de se reunir pessoalmente, na próxima semana, para buscar o entendimento e a possível formação de uma chapa consensual. “Fui procurado pelo Marquinhos, e falei com ele que também tenho interesse em concorrer. Mas não vou disputar com um companheiro. Entendo que o momento é de união. Vamos entrar em um consenso que seja melhor para toda a região”, salientou o prefeito de Capelinha.

Zezinho ressaltou ainda que seu principal interesse é o êxito regional, buscando parcerias que beneficiem todos os municípios filiados à Amaje e também o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos. “Inclusive, no Consórcio, já estamos colocando a questão da iluminação pública. Toda ação em prol da região me interessa”, destaca.

A Amaje ainda não marcou oficialmente a data da eleição da nova diretoria da entidade.Mas, segundo informações dos próprios prefeitos Marcos Lemos e Zezinho da Vitalina, o pleito deverá ocorrer entre os meses de dezembro ou janeiro. Isso porque o mandato do atual presidente, o prefeito de Angelândia, Thiago Pimenta, termina em 31 de janeiro de 2015.
Fonte: Por Rosa Santos - Portal de Capelinha / Jornal Acontece Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário