domingo, 9 de setembro de 2012

Itamarandiba demonstra solidariedade na doação de sangue


Hemominas realiza coleta de sangue em Itamarandiba


hemoninas itamarandiba 300x225 População de Itamarandiba da show de solidariedade e doa Sangue em campanha
No dia 31 de agosto de 2012, foi realizada pelo Hemominas a coleta de sangue em Itamarandiba.
Jovens, adultos e idosos, compareceram a Secretaria de Saúde do município, local da coleta, onde puderam mostrar amor e respeito ao próximo com apenas um gesto.
Cinara Lemos Meira Souza – Captadora do Hemominas em Diamantina, disse que o trabalho realizado pelos profissionais e de levar o sangue de qualidade para o paciente necessitado.
O Hemominas em Diamantina é um núcleo regional, atendendo as cidades de: Itamarandiba, Carbonita, Capelinha, Turmalina, Gouveia, Serro entre outras. O Hemominas fica situado na Rua da Glória, n° 469 fundos – Centro, Telefone: (38) 3532-1350.
Interessados em ser um doador, poderão procurar na Secretaria de Saúde, Mônica Rocha de Souza – captadora do Hemominas em Itamarandiba.
Segundo funcionários, mais de 100 doadores compareceram na coleta de sangue realizada no município. Vale lembrar que homens só poderão doar de 2 em 2 mês e mulheres a cada 3 mêses.
Condições para doar
A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.
Nesse sentido, cabe esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.
Vale lembrar, também, que estas normas são submetidas à revisão periódica e sugere-se verificá-las, sempre que se desejar doar sangue.
Para mais informações acesse o site: www.hemominas.mg.gov.br
Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.
Fonte: Itamarandibahoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário