terça-feira, 16 de junho de 2009

Universidade do Vale,
no Vale, para o Vale
Queremos campi da UFVJM no Médio Jequitinhonha e outro em Almenara
O sonho da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha ainda não se realizou totalmente. A UFVJM usa o nome da região, mas tem a maioria dos seus alunos de outras regiões e estados do país. Desde quando era FAFEID – Faculdades Federais Integradas de Diamantina. Em 2003, eu trabalhava em Brasília, na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado Carlos Mota (PSB/MG).Me juntei ao grupo do Deputado Babá (PT-PA) e outros técnicos da Bahia. Elaboramos três projetos de implantação de Universidade Federal: do Sul do Pará, do Recôncavo Baiano e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Muito parecidos os três. As Universidades do Pará e do Recôncavo Baiano foram criados com vários campi, democratizando as ofertas de vagas pelo interiorzão do país.
Nosso projeto previa campi em Diamantina, Minas Novas, Araçuaí, Almenara, Teófilo Otoni e Porto Seguro, no Jequitinhonha baiano, com o apoio do deputado Zezéu Ribeiro (PT/BA).
A Diretora Mirelly, da Fafeid, atravessou nosso caminho e apresentou um outro projeto, com apoio do deputado Virgílio Guimarães. Tivemos várias audiências com os Ministros da Educação Cristóvam Buarque e Tarso Genro. Por falta de recursos, foi aprovado o projeto com dois campi: Diamantina e Teófilo Otoni, com a força da então deputada estadual Maria José, atual prefeita da cidade. E ficou a promessa de criação dos outros campi, futuramente, quando tivesse dinheiro.
O presidente Lula assinou o decreto de criação da Universidade e foi acarinhado pelo povo, em Teófilo Otoni (foto).
Ficamos chupando o dedo. Queremos nosso direito de ver nossos estudantes entrando, pela porta da frente, da Universidade Federal do Vale.
Já corre o boato que a UFJM vai abrir campi em Curvelo, terra do Virgílio Guimarães. E nós? Estamos sendo enganados, de novo? Sai fora, Virgílio!
A UFJM deve voltar suas ações, seus serviços de extensão e pesquisa para o interior do Vale. Diamantina pode ser a porta do Vale, mas tem vergonha da gente. Precisa tomar um banho de humildade e solidariedade. Só uso o nome do Vale quando lhe é de interesse. Depois dá um chute nos fundilhos dos bestas que apóiam seus projetos.
Isto já aconteceu também dentro do Prodetur. Quase todo o recurso do programa de desenvolvimento do turismo foi pra cidade centenária. As cidades do Médio e Baixo Jequitinhonha não viram um centavo.
É peciso barrar, no Conselho Universtiário, a proposta de campi em Curvelo.
Chega! Que o campi da UFJM venha para o Médio Jequitinhonha! Seja em Minas Novas, Berilo, Araçuaí ou Itaobim. O fundamental é que esteja no miolo do Vale para atender à maioria dos jovens que necessitam, precisam e querem fazer um curso em uma Universidade Pública, gratuita e de boa qualidade! Eles têm este direito!

3 comentários:

Unknown disse...

Local ideal para o Campi é a cidade de Itaobim, cidade central para tanto no medio Jequitinhonha e baixo Jequitinhonha.
Abraço

Álbano Silveira Machado disse...

Realmente, Atsliba. Itaobim é uma cidade em local estratégico.
Um abraço,
banu

Unknown disse...

olhando a localizaçao itaobim seria a cidade mais viável para a implantaçao do polo federal mesmo.

Postar um comentário