sábado, 13 de junho de 2009

Pula fogueira, Ioiô! Pula fogueira, Iaiá!

Pula fogueira, Ioiô! Pula fogueira, Iaiá!
Festas juninas em Berilo movimentam comunidades
Festa junina vem virando tradição em Berilo, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas. E é coisa recente. Muitos moradores organizam nas suas ruas fogueiras coletivas, preparam quentão, biscoitos, pé de moleque, canjica, bolos de fubá. Todas as casas ficam de portas abertas para quem quiser servir ou levar uns dedos de prosa.
Festa do Campo
A festa junina da Avenida Geraldo Martins, das meninas e meninos de Geraldo do Bar, tomou tal dimensão que é a maior e mais concorrida da cidade. A maioria dos moradores dos bairros São Francisco e Dom Silvestre participam desta animada festa. Nela, há casamento caipira encenado em frente ao Centro Comunitário, desfile de carroça pela ruas e uma grande quadrilha na bairro Dom Silvestre, muitas barraquinhas, fogueira, brincadeiras... O casal Enivon e Anelice, os noivos, convidam todos para o dia 11 de julho para o seu casamento. Festa junina ou festa julina?A noiva está grávida. Será que ela vai?
Festa do Dimas
Dimas, sua família e os participantes da festa de Santo Antônio, ontem, dia 12 de junho, sentiram a falta de Claudinho, o garoto animado e sorridente que foi visitar Deus e não voltou. Lembrando a alegria e simpatia de Claudinho houve uma quadrilha animada de crianças, organizada pela Flávia de Íris. Muito traque, bombinhas, busca-pé, foguetinho que inquietava a criançada. Duda, de Beta e Edmilson, ficava querendo entrar na festa, mas, no seu aninho, observava. Com certeza, imaginava: quando eu crescer vou fazer muita folia. Tá aprendendo.
Quem não aprendeu foi René de Marília que reclamou dos barulhos das bombinhas. Dava dor de cabeça, segundo ele. Boca de Zé Botelho corria como menino medroso dos barulhinhos dos traques. Fofão de Cristalino, a toda hora, aparecia com um saco de pé-de-moleque.
Lagoa Ezequiel
Das festas na zona rural, a da Lagoa Ezequiel ganha de todas na participação e animação. Dia 23 de junho, a cidade fica vazia. Há uma verdadeira romaria para a comunidade. O Domingos, um dos organizadores, promete que será maior e melhor que as expectativas.
Neste ano, sentiremos falta do saudoso Zé Mateus, sua sanfona de 120 baixos ou a pé de cabra. Ele faleceu nesta quarta-feira, dia 10 de junho.
Jovens
A Associação Força Jovem Berilense realiza sua festa com quadrilha e tudo que tivermos direito, sábado. Nos ensaios, os casais estão com muita naimação. A festa será na Praça da Prefeitura, no dia 27 de junho.
A Associação Força Jovem já nasceu animada. Além desta festa junina já programa o campeonato de futebol dos bairros, a partir de 4 de julho. A Tereza de Ailson, uma das incentivadoras desta iniciativa diz que os jovens devem aprender a ter atitudes positivas, coletivas e organizar seus próprios eventos, festas, encontros, não esperando só pela Prefeitura. Com certeza, os garotos entenderam o recado.
Rua de Cima - A festa da Rua de Cima se realizava desde 96, com Belinha, Dona Araci, Ditinha, Dirlane, Íris, Shirley, Zara, Ducília, Kadna... Parece que a animação dos moradores da rua arrefeceu, se escondeu em algum canto das casas.
Planaltinho - Ainda não foi confirmada a data. A festa é aguardada por moradores do bairro e da cidade.
Rua de Baixo – Esta festa da rua do Podô morreu? Em que lugar ficou guardada a animação de São, Cutia, Tintim, Sueli, Dona Cota, Meiguinha, Dim de Osvaldo....???

Nenhum comentário:

Postar um comentário