domingo, 21 de junho de 2009

Praia de Almenara pede socorro


Retirada ilegal de areia da praia de Almenara criou uma cratera
Almenara, no nordeste de Minas, tem uma das maiores praias fluviais do Brasil. Com potencial imenso para o turismo a praia do rio Jequitinhonha conta com 1,5 km de extensão e quase 200 metros de largura. Com uma areia fina e branca a praia é ideal para o lazer. A praia de Almenara era local de encontro nos fins de semana, até a década de 80.
Com o crescente desmatamento das matas ciliares dos afluentes do Jequitinhonha para a prática da pecuária e a falta de tratamento de esgoto que é despejado em seu leito, a praia de Almenara, para muitos, perdeu seu encanto.
Todavia, um grupo de amigos improvisou na praia uma quadra para o Futevôlei. Diariamente se encontram para uma pelada de futevôlei. Segundo Marcone, um dos fundadores da pelada, o pior problema que a praia enfrenta e a retirada criminosa da areia. Segundo ele, os órgãos responsáveis pela fiscalização foram acionados.
Com base nesta denúncia, constamos que grande parte da areia foi retirada, uma cratera se formou no centro da praia. Procuramos a Policia Ambiental e o Ministério Público e fomos informados que medidas estão sendo tomadas para tentar resolver o grave problema ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário