domingo, 28 de junho de 2009

Jequitinhonha é ponto estratégico de tráfico de animais silvestres
O combate ao tráfico de animais silvestres em Minas Gerais está enfraquecido. Pesquisa apresentada, no dia 04 de junho, pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente -Amda, aponta o Estado como a segunda rota do comércio ilegal no país, atrás apenas da região amazônica.
Sem estrutura suficiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -Ibama enfrenta dificuldades para expedir multas e punir os criminosos.
Rio-Bahia é principal rota
A BR–116, conhecida como Rio-Bahia, concentra 56% do fluxo ilegal das espécies, sendo
a principal rota do tráfico de animais silvestres em Minas, seguida da BR–381, com 10% do total. Cerca de 70% do transporte é feito por pequenos e médios traficantes em carros de passeio, ônibus e caminhões, onde os animais são submetidos a condições degradantes que fazem com que 90% deles não resistam e morram durante o percurso.
De acordo com o estudo, as cidades do Vale do Jequitinhonha são pontos estratégicos para distribuição dos animais para outros Estados. A campeã é Itaobim com 32% das ocorrências dos 30 municípios que lideram o ranking desse tipo de crime.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Albano, fiz menção do teu BLOG na páginas do BLOG DA DILMA. Um fraterno abraço, Daniel Pearl - editor geral.
PS. Fique a vontade para enviar matéria e também solicitar para divulgar novamente o teu blog.

Postar um comentário