sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jequitinhonha revela talentos jovens

Jequitinhonha revela talentos jovens
4º lugar no Desafio National Geographic, de Medina
1º lugar no Soletrando do Caldeirão do Hulk, de Padre Paraíso
.
A precariedade dos recursos materiais e financeiros não impediu que todos da Escola Aníbal Melo, de Medina, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, se mobilizassem com o propósito de fornecer aos alunos a condição de concorrer. Dessa forma, trabalhando e estudando até mesmo em dias e horários extras, de maneira coletiva e interdisciplinar, foi que o aluno Pedro de Aquino Neris de Viveiros Cabeceiras, então no 9º ano, com 14 anos, passou da condição de aluno de uma escola pública da região mais pobre de Minas a finalista do Desafio National Geographic. Ele foi selecionado em quarto lugar e hoje é aluno do CEFET, em Vitória da Conquista, BA.
Eder Coimbra foi vencedor do Soletrando 2008
Em uma disputa emocionante com três candidatos: Amanda Costa, do Rio de Janeiro com Thafne Souza, candidata do Paraná, Eder Coimbra, de 14 anos, o candidato de Padre Paraíso, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, ganhou a segunda edição do Soletrando – concurso nacional de soletração promovido pelo Caldeirão do Huck , ao soletrar corretamente a palavra “psicroestesia”.

Ao Luciano Huck anunciar sua vitória, o aluno da Escola Municipal Ramiro Lopes, se emocionou ainda na cabine das letras e, logo em seguida, fez questão de agradecer a todos que torceram por ele. “Eu queria agradecer aos meus amigos, a Padre Paraíso, ao Vale do Jequitinhona e a todos que torceram por mim”, disse Eder.

Como Prêmio pelo Soletrando 2008, Eder recebeu um troféu, um fardão – inspirado na vestimenta da Academia Brasileira de Letras e, das mãos de Aurélio, vencedorda primeira edição do concurso, um cheque no valor de cem mil reais. Quando questionado por Luciano Huck sobre a importância do soletrando em suavida, o vencedor do ano passado foi taxativo: “Esse ano foi de muita gratificação para mim. O Soletrando passou a ser a inspiração para muitas crianças e mostrou que o Brasil não é só pobreza”.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso muito nos orgulha.......... Parabéns aos dois garotos.......

Postar um comentário