segunda-feira, 8 de junho de 2009

Médio Jequitinhonha realiza Conferência Regional

Encontro de Araçuaí propõe Novo Sistema Articulado de Educação
Participantes de 16 municípios se surpreenderam com ausência de apoio do Governo do Estado. Poucas escolas estaduais participaram do evento. Etapa regional faz parte da Conferência Estadual e Nacional de Educação
Mais de 250 professores, profissionais da educação, pais e alunos se reuniram nos dias 4 e 5 de junho, em Araçuaí, no Colégio Nazareth, na etapa microrregional da Conferência Estadual da Educação e Conferência Nacional da Educação - CONAE. Foram aprovadas propostas para transformação da educação no país. Participaram representantes de 16 municípios do Médio Jequitinhonha: Araçuaí, Berilo, Berizal, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Medina, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Virgem da Lapa.
Como preparação da Conferência Regional os municípios realizaram, de 01 a 03 de junho, as Conferências Municipais de Educação. Aprovaram propostas e tiraram delegados representantes dos segmentos de gestor, profissional da educação, pai, aluno e movimentos sociais, da educação básica, profissional e ensino superior.
A coordenação da Conferência foi da UNDIME/MG – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, com a colaboração do Conselho Estadual da Juventude.
A grande surpresa dos participantes foi a ausência da Secretaria de Estado da Educação que tenta boicotar a realização da Conferência de Educação em Minas Gerais por ser de iniciativa do Governo Federal. Este era o sentimento da maioria dos participantes. As escolas estaduais participantes foram por conta própria, por decisão da sua comunidade escolar. A Superintendência Regional de Araçuaí esteve ausente da Conferência e nem comunicou às escolas estaduais de 27 municípios de sua jurisdição a realização do evento.
O acesso ao site da Secretaria de Estado da Educação comprova o boicote. Não há uma única referência à organização e realização da Conferência em Minas.

TEMÁTICAS
Os participantes debateram os seis eixos temáticos propostos pelo documento referência da CONAE que se intitula “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação , Diretrizes e Estratégias de Ação”. No primeiro dia e na manhã do segundo dia, os participantes foram divididos em grupos por temáticas: 1- Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade; 2 – Qualidade de Educação: Gestão Democrática e Avaliação; 3 – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escola; 4 - Formação e Valorização dos Profissionais da educação; 5 – Financiamento da Educação e Controle Social; 6 – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão , Diversidade e Igualdade.
No final da tarde do segundo dia, foram relatadas as propostas aprovadas pelos grupos temáticos e eleitos os Delegados para participarem da Etapa Macrorregional, em Teófilo Otoni, dias 13 e 14 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário