
Participantes de 16 municípios se surpreenderam com ausência de apoio do Governo do Estado. Poucas escolas estaduais participaram do evento. Etapa regional faz parte da Conferência Estadual e Nacional de Educação
Mais de 250 professores, profissionais da educação, pais e alunos se reuniram nos dias 4 e 5 de junho, em Araçuaí, no Colégio Nazareth, na etapa microrregional da Conferência Estadual da Educação e Conferência Nacional da Educação - CONAE. Foram aprovadas propostas para transformação da educação no país. Participaram representantes de 16 municípios do Médio Jequitinhonha: Araçuaí, Berilo, Berizal, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Medina, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Virgem da Lapa.
Como preparação da Conferência Regional os municípios realizaram, de 01 a 03 de junho, as Conferências Municipais de Educação. Aprovaram propostas e tiraram delegados representantes dos segmentos de gestor, profissional da educação, pai, aluno e movimentos sociais, da educação básica, profissional e ensino superior.
A coordenação da Conferência foi da UNDIME/MG – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, com a colaboração do Conselho Estadual da Juventude.
A grande surpresa dos participantes foi a ausência da Secretaria de Estado da Educação que tenta boicotar a realização da Conferência de Educação em Minas Gerais por ser de iniciativa do Governo Federal. Este era o sentimento da maioria dos participantes. As escolas estaduais participantes foram por conta própria, por decisão da sua comunidade escolar. A Superintendência Regional de Araçuaí esteve ausente da Conferência e nem comunicou às escolas estaduais de 27 municípios de sua jurisdição a realização do evento.
O acesso ao site da Secretaria de Estado da Educação comprova o boicote. Não há uma única referência à organização e realização da Conferência em Minas.
TEMÁTICAS
Os participantes debateram os seis eixos temáticos propostos pelo documento referência da CONAE que se intitula “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação , Diretrizes e Estratégias de Ação”. No primeiro dia e na manhã do segundo dia, os participantes foram divididos em grupos por temáticas: 1- Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade; 2 – Qualidade de Educação: Gestão Democrática e Avaliação; 3 – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escola; 4 - Formação e Valorização dos Profissionais da educação; 5 – Financiamento da Educação e Controle Social; 6 – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão , Diversidade e Igualdade.
No final da tarde do segundo dia, foram relatadas as propostas aprovadas pelos grupos temáticos e eleitos os Delegados para participarem da Etapa Macrorregional, em Teófilo Otoni, dias 13 e 14 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário