segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Secreatário de Saúde recebe representantes de comunidades indígenas de Minas Gerais

Participantes destacaram esta como a primeira vez que um secretário da SES-MG recebeu e ouviu a população indígena.


Estiveram presentes representantes dos municípios de Carmésia, Campanário, Araçuaí, Açucena, Martinho Campos, São João das Missões e Resplendor 
Secretário de Saúde, Sávio Souza Cruz, recebeu representantes das tribos indígenas de Minas.


Nesta sexta-feira (11/11), o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, recebeu cerca de 20 pessoas de diversas etnias indígenas para falar sobre saúde. Em um momento de diálogo aberto, diretamente com os que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), foi feito um balanço e traçado panorama das necessidades dos povos indígenas mineiros. No encontro, realizado na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), na Praça Sete, estiveram presentes seis etnias indígenas de sete municípios mineiros. 

Na oportunidade, índios dos municípios de Carmésia, Campanário, Araçuaí, Açucena, Martinho Campos, São João das Missões e Resplendor apresentaram suas ideias e percepções sobre a saúde do Estado para a população indígena. O momento, segundo eles, foi único, por ser a primeira vez que um secretário de Estado de Saúde recebeu e escutou as propostas das etnias.



A professora de artes e culturas e cacique Pataxó da aldeia Encontro das Águas de Carmésia, Sijanete Alves Brás, afirmou que o momento é histórico e motivador. “Pela primeira vez, o Estado promoveu um encontro de diálogo com as comunidades indígenas. Atitude que promove o respeito na sociedade”, disse.
Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Minas Gerais – Espirito Santo e membro da Aldeia Caieiras Velhas da cidade de Aracruz (ES), Roberto Tupiniquim, Minas Gerais é um modelo de gestão em saúde ao proporcionar um diálogo tão próximo e participativo. “As aldeias sempre buscam o fortalecimento das diversas etnias. Muitas vezes, elas possuem necessidades diferentes, mas procuram melhorar as condições de saúde em conjunto”, afirmou.
Atenta às demandas indígenas, a subsecretária de Políticas e Ações em Saúde, Maria Turce, destacou a importância do encontro. “Estamos em uma gestão que valoriza a diversidade. Nosso objetivo é proporcionar maior participação e interação dos diversos usuários da SUS”, reforçou.



De acordo com o secretário da SES-MG, Sávio Souza Cruz, o Governo do Estado quer trabalhar de forma diferente e, para esse objetivo, escutar sobre os impactos na saúde da população indígena é de extrema importância. “Saber quais são as necessidades dos povos indígenas contribui muito para o planejamento de ações e programas futuros”, disse. 
Representando a etnia Pankararu, da aldeia Cinta Vermelha Jundiba, de Araçuaí, Ivan Pankararu, considerou o momento fundamental. “Iremos voltar muito satisfeitos para as nossas aldeias. Fomos muito bem recebidos e nos ouviram, algo que nunca tinha ocorrido antes”, apontou.
Já o índio da aldeia Atoran do município de Resplendor, Douglas Crenak, disse que o momento foi muito mais que uma tarde de diálogo. “O que vivenciamos aqui, hoje, não foi apenas uma situação de conversa e diálogo. Foi um momento de participação e, principalmente, de respeito”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário