sábado, 12 de novembro de 2016

Governo inicia repasse de recursos do 2º semestre para Escolas Família Agrícola

Atualmente, Minas Gerais conta com 21 Escolas Família Agrícola que atendem, juntas, cerca de 1.880 alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O Vale do Jequitinhonha conta com EFAs em Araçuaí, Comercinho, Itaipé, Itinga, Itaobim, Padre Paraíso, Veredinha e Virgem da Lapa.



Foto: arquivoGoverno inicia repasse de recursos do 2º semestre para Escolas Família Agrícola
EFA do Jacaré, no município de Itinga 

Secretaria de Estado de Educação (SEE) iniciou o repasse do recurso financeiro destinado ao pagamento do segundo semestre das bolsas dos estudantes que participam do Programa de Apoio às Escolas Família Agrícola (EFA) do Estado de Minas Gerais.
 O recurso é repassado em duas parcelas, sendo uma referente ao primeiro semestre e, a outra, ao segundo. Ao todo, em 2016, a SEE irá repassar às EFAs R$ 9.447.485,04, sendo R$ 4.924.181,10 no segundo semestre.  
EFA Bontempo, em Itaobim
EFA Bontempo, em Itaobim
​A Escola Família Agrícola é uma Escola Comunitária, sem finalidade econômica, formada a partir de uma associação de famílias de agricultores familiares, instituições e/ou pessoas afins que, organizadas, a criam para oferecer educação apropriada aos seus filhos.
Atualmente, Minas Gerais conta com 21 Escolas Família Agrícola que atendem, juntas, cerca de 1.880 alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Repasse de recurso

EFA Araçuai
EFA Araçuai

O Programa de Apoio Financeiro à Escola Família Agrícola do Estado de Minas Gerais foi instituído pela Lei 14.614, de 31 de março de 2003.

O programa visa beneficiar as escolas que são gerenciadas por uma associação autônoma, composta de pais, pessoas e entidades comprometidas com o desenvolvimento da agricultura familiar; que oferecem cursos gratuitos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com educação profissional; que aplicam o método pedagógico da alternância; e que têm como objetivo a formação integral do aluno, com a transmissão, inclusive, dos conceitos e conteúdos do desenvolvimento sustentável.

A escola que atende às determinações da Lei e entrega a documentação correta dos alunos para a SEE recebe uma bolsa que é calculada a partir da per capita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Pedagogia da alternância


O objetivo das EFAs é levar a educação especializada a localidades isoladas no meio rural. Elas são administradas pelas cooperativas familiares dos agricultores e oferecem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio nos mesmos moldes das escolas estaduais. Além disso, incluem na grade curricular atividades relacionadas ao dia a dia no campo, como acompanhamento da safra, plantio sustentável, colheita, uso adequado de agrotóxicos, entre outros temas. Também são oferecidos cursos técnicos agrícolas certificados pelo Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Agência de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário