sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Justiça Federal decreta prisão preventiva de três envolvidos em fraudes no Enem 2016


O juiz Marco Fratezzi Gonçalves, da 3ª Vara Federal de Montes Claros, decretou nesta quinta-feira (10/11/2016) a prisão preventiva de três investigados na Operação Embuste, que desarticulou esquema de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016. Ele acatou a representação da Polícia Federal e transformou a prisão temporária de Rodrigo Ferreira Viana, Jonathan Galdino dos Santos e Arnon Kelson da Silva e Santos em preventiva e com isso, não tem prazo para saírem do Presídio Alvorada, em Montes Claros (MG). A prisão temporária venceria na noite dessa quinta-feira. Aurimar Rodrigues Froes, que estava preso temporariamente, foi liberado, mas com cautelares.
Nessa quinta-feira o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, elogiou a operação realizada pela Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros. Através de mensagem no Facebook, ele afirma que “o bom trabalho de investigação da Polícia Federal evitou as tentativas de fraudes no Enem desse ano. Parabéns a PF pelo ótimo trabalho nas duas operações.”, salienta a mensagem postada pelo ministro.
Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, usou rede social para elogiar o trabalho da Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros (Foto: Reprodução/Facebook)

Operação Embuste
A Operação Embuste, deflagrada na tarde de domingo (06/11/2016), teve como objetivo o cumprimento simultâneo de 28 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva, 15 de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens, todos expedidos pela Justiça Federal de Montes Claros (MG). A investigação foi feita com o auxílio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério Público Federal.
De acordo com a PF, os envolvidos nessas negociações criminosas já teriam, neste ano de 2016, fraudado ao menos dois processos seletivos: o vestibular realizado na cidade de Mineiros (GO), ocorrido nos dias 15 e 16 de outubro, e o vestibular destinado à seleção para o curso de medicina, realizado na cidade de Vitória da Conquista (BA), nos dias 22 e 23 de outubro.
O próximo passo do grupo criminoso seria fraudar o Enem. No decorrer das investigações, a PF conseguiu identificar o repasse de gabaritos, por celular, para candidatos situados em diversas partes do país.
Os presos poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes contra a fé pública, o patrimônio, a paz pública, dentre outros delitos. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 20 anos.
Rodrigo Ferreira Viana, preso pela Polícia Federal em Montes Claros, é considerado o chefe da quadrilha e teve a sua prisão preventiva decretada (Foto: Reprodução/Fantástico)

Fonte: Agência Brasil e Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário