segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Papa Francisco: um profeta que escuta, olha, toca, denuncia e anuncia

Caríssima Enfermeira Sanitarista e Educadora Popular Marley Valentin, Recife, PE
Nenhuma pessoa de boa vontade, de bom juízo e honesta, seja católica romana, evangélica, mulçumana, judia (que não seja sionista), budista ou sem religião é inerme ao Papa Francisco.
Depois de um longo inverno com o Vaticano ocupado por papas e cúrias subservientes dos macros interesses do império político representado pelos Estados Unidos e a Europa, eis Francisco, que se ergue humilde na qualidade de um Papa encharcado da América Latina e de todos os povos ameaçados pelos patrões ideológicos e econômicos de seus antecessores.
O Papa Francisco faz grandiosa diferença num contexto dominado por cínicos, insensíveis e idólatras do deus poder econômico.
Nosso País conduzido pelos idólatras que tomaram o poder executivo federal, o Congresso Nacional e o judiciário de assalto é levado à bancarrota.
O rito desses adoradores se dá com o desprezo de quem não escuta, não vê e ainda se cala diante das profundas dores de nosso povo, sempre assaltado e golpeado a marretadas nos seus direitos.
Uma das coisas mais chocantes desse ritual foi o que assistimos durante o processo do golpe judicial-parlamentar quando deputados, senadores e juízes fizeram ouvidos e olhos absolutamente moucos em face de todas as explicações que negaram a falta de base e, por conseguinte, as consequências desastradas do ato para o País. 
Nenhum argumento nem testemunho nem investigação que provaram a falta de base para aquilo os emocionou. As evidências foram esfregadas nas caras sujas deles, mas nada viram e nada ouviram. O discurso que fizeram foi o mesmo o tempo inteiro e o continuam hoje. Nem poderia ser diferente porque os insensíveis desprezam a ciência, a verdade, a justiça e os valores humanos mais elementares como o amor ao próximo e a compaixão com os injustiçados. Tudo o que lhes interessa é o roubo do Brasil.
Porém, se prestarmos a atenção ao noticiário internacional, é essa a postura em todo o mundo. Quando Bush encadeou a invasão e a destruição do Iraque, esculhambando com aquela Nação, avacalhando com as vidas de seu povo e matando seu presidente, militantes, intelectuais, religiosos e muitos governos de todo o mundo alertaram para o fato de que as justificativas para a barbárie que poderia levar o mundo a hecatombe não foram escutadas e, pior, foram banalizadas. Da mesma forma com a Líbia, com a Síria e caterva, ninguém escutou nem viu nada dos crimes dos Estados Unidos e de sua prepotência.
Estudantes adolescentes e universitários, ameríndios, mulheres, professores em greve, trabalhadores e os movimentos sociais denunciando a iniquidade do pacote de maldades chamado PEC 55/2016, na aplicação do golpe contra o Estado social, iniciado com o impeachment, não sensibilizam os surdos, cegos e manetas golpistas. Estes são cruelmente decepados de sentidos e de coração.
Daí, mais uma vez a importância da sensibilidade e compaixão profética do Papa Francisco.
Profética porque ele não se ilude com o capitalismo satânico no seu afã de acumular mais e mais nem que para isso massacre o povo e rompa com elos de ligação da sociedade. O capitalismo é desumano e criminoso.
Numa entrevista ao jornalista Paulo Moreira Leite do site Brasil 247, logo após participar no Vaticano de um encontro mundial de lideranças populares, o líder nacional do MST, João Pedro Stédile, falou da importância do Papa Francisco, inclusive para o Brasil.
"O Papa Francisco se transformou um líder progressista para todo mundo, que extrapola a questão do Vaticano e da religião [cic] católica. E se transformou um líder por várias razões. Porque teve a sabedoria de enfrentar e pautar os verdadeiros dilemas da humanidade, debatendo suas causas, como a crise do capitalismo, a crise social, o desemprego, os refugiados, as guerras, etc." 
"Por outra lado tem feito uma autocritica dos erros que o Vaticano cometeu. E recuperou a confiança e esperança mesmo entre os católicos progressistas, depois de dois papados extremamente conservadores, que isolaram a igreja da sociedade moderna.. Veja, no discurso que fez para os movimentos populares, entre outras reflexões compartilhadas, denunciou de que o estado capitalista, se transformou em terrorista, ao dominar as populações pela tirania do dinheiro e pela manipulação midiática do medo". 
"Sobre o tema dos refugiados denunciou de que quando um banco quebra na Europa aparecem bilhões de euros para salvar seus lucros e acionistas. Mas não aparecem centavos para salvar milhares de vidas que todos dias aportam na Europa, expulsos pelas guerras, das armas vendidas pelas empresas europeias. Quem teria coragem de dizer isso hoje entre nossos políticos". 
"A encíclica que o Papa fez sobre os problemas do meio ambiente (Louvado Seja!) é uma obra prima, que nenhum pensador ou corrente politica havia trazido antes como contribuição a esse debate. Recomendo que todos os militantes de esquerda a estudem. Assim, o Papa vai nos ajudar muito, para enfrentarmos o debate dos dilemas que a humanidade vive em função da crise imposta pelo capitalismo", disse Stédile.
Dom Orvandil
Escrito por DOM ORVANDIL - Editor do blog Cartas e Reflexões Proféticas, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central da Igreja Anglicana e professor universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário