sábado, 22 de junho de 2013

Estudantes do Instituto Federal - FNMG protestam em Araçuai

Estudantes percorreram as ruas do centro comercial, passando pelo centro antigo até a porta da prefeitura, na rua Dom Serafim, onde fizeram uma breve parada.

Foto: Jornal GazetaEstudantes do IFNMG protestam em Araçuai
Estudantes do IFNMG percorrem pela manhã as ruas de Araçuai com faixas e cartazes
A indignação saiu às ruas bem cedinho, nesta sexta-feira (21.06) em Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha.
  
Centenas de estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFNMG) percorreram as ruas da cidade, com cartazes,  faixas e apitos, reivindicando transporte público, pavimentação e iluminação do trecho de acesso à escola, além de  segurança e alimentação.
  
A concentração teve início por volta das 6 da manhã na Praça das Rosas, na parte alta da cidade. Em seguida, os estudantes percorreram as ruas do centro comercial, passando pelo centro antigo até a porta da prefeitura, na rua Dom Serafim, onde fizeram uma breve parada.
  
Depois, subiram a rua Clemente Santana  retornando ao Campus da Escola, que fica a 3 km da cidade.

Protesto
Durante o ato, eles gritaram diversas palavras de ordem e, no percursso realizado, receberam apoio dos moradores e empregados do comércio. O ato também  teve apoio dos professores e pais dos alunos que acompanharam a manifestação. 

“ Quem disse que sumiu, nas ruas, nas praças, está presente o movimento estudantil”, cantaram em coro além do jargão “  Você ai parado, também é explorado”.

A Polícia Militar acompanhou a manifestação que foi pacífica e não foi registrado nenhum incidente.

“Vamos continuar as manifestações”, garante  Hugo Alves, estudante do 1º ano do Meio Ambiente. 

Ainda nesta sexta-feira, organizadores do Movimento “Vem pra Rua”, prometem levar mais de mil pessoas para a concentração que tem início às 5 da tarde na porta da antiga prefeitura, no centro da cidade. “ Vamos apoiar”, garantem os estudantes do IFNMG. 

 No sábado haverá nova manifestação saindo da praça do Fórum até o mercado municipal

Promessas
 A pavimentação da estrada que dá acesso ao Campus do IFNMG  é promessa de vários políticos mas  até hoje nunca foi cumprida.

No dia 12 de abril deste ano, durante audiência de prestação de contas da Assembléia Legislativa do Estado, na Câmara Municipal de Araçuai,  o diretor do Instituto, João Antonio Motta Neto,  fez um apelo aos deputados, pedindo que os 1.500 metros fôssem asfaltados e que o trecho também recebesse iluminação adequada.

Alunos denunciam que já ocorreram casos de tentativa de estupro e assalto no trajeto, durante à noite.

O diretor cobrou a iluminação e policiamento, para evitar casos de violência. Os deputados endossaram o pedido do diretor da escola. 

O deputado André Quintão (PT) assegurou que a solicitação vai ser retirada do papel, através de uma emenda  parlamentar, em torno de R$ 250 mil. Segundo ele, a pavimentação já foi incluida no PPAG- Plano Plurianual de Ação Governamental. “ Na próxima prestação de contas na região, veremos o resultado”, garantiu o deputado.

A próxima prestação de contas será em 2014. 

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário