segunda-feira, 17 de junho de 2013

Capelinha faz “campanha de combate à violência contra o Idoso”

A campanha tem atividades de 12 a 18 de Junho
O dia 15 de junho foi decretado pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Nesse dia, todos nós somos convocados a romper com o pacto de silêncio para a preservação dos direitos de quem já contribuiu por toda uma vida.

Pensando nisso, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Capelinha realiza a primeira Campanha de Combate à Violência Contra o Idoso, no período de 12 a 18 de Junho de 2013.

Na programação estão previstas várias atividades.


CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

12/06/2013 14h Vídeo Conferência no CVT Centro Vocacional Tecnológico

Tema: “Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”

13/06/2013 15h
Reunião na Câmara municipal com a rede de atendimento para discutir e planejar formas de enfrentamento à violência contra o idoso.

14/06/2013
Rodada de entrevistas na Rádio Aranãs FM com autoridades falando sobre o assunto

15/06/2013 09h
Conscientização Popular - Blitz Educativa na Praça do Povo e na Feira Livre

16/06/2013
Missas em Ação de Graças nas Igrejas Católicas
Cultos em Ação de Graças nas Igrejas Evangélicas

17/06/2013
Chamadas na Rádio Aranãs FM informando número de disque denúncia e serviços de atendimento no município.

18/06/2013
Quadrilha da Melhor Idade na Praça de Esportes

VEJA ABAIXO ALGUMAS DAS FORMAS DE VIOLÊNCIA MAIS PRATICADAS CONTRA OS IDOSOS:

Abuso físico, maus tratos físicos ou violência física: uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-lós, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

Abuso psicológico, violência psicológica ou maus tratos psicológicos
: agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilha-lós, restringir sua liberdade ou isola-lós do convívio social.

Abuso sexual, violência sexual: abusos que visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Abandono: ausência ou deserção dos responsáveis familiares ou institucionais de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

Negligência: recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência contra os idosos mais presentes no país. Ela se manifesta, frequentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade. 

Abuso financeiro e econômico: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.

Auto-negligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesmo.
A Campanha  é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, tendo o apoio de vários equipamentos públicos e sociais como a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS/CREAS/, Departamentos de Cultura e Turismo, de Esportes, Secretarias de Educação e Saúde. Outras entidades participam como os Asilos São Vicente de Paula, Sagrado Coração e Rosa Ferreira de Matos, igrejas católica e evangélicas, Polícia Militar, Câmara Maunicipal e Centro Vocacional Tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário