sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifesto assinado por várias organizações mineiras a respeito das manifestações públicas:

Manifesto pela Unidade na Luta

Milhares de manifestantes que tem participado dos históricos atos populares que estão desmascarando as contradições sociais que o povo brasileiro tem enfrentado há anos. Ressaltamos que esse grandioso movimento é fruto de um acúmulo de lutas que os trabalhadores(as) e movimentos sociais vem travando nesses últimos anos agravados pela crise econômica e pela total falta de respeito dos governantes que governam para os empresários, banqueiros e latifundiários, enquanto aumenta a miséria e a violência contra os pobres.

O Estado é o agente direto desse estado de barbaridade em que se encontra o país, reprimindo manifestações legítimas, criminalizando os movimentos sociais que lutam por moradia, por educação de qualidade, por investimento em saúde e melhoria do transporte público, negando direitos básicos àqueles que são os mais sacrificados pelo sistema.

A repressão policial é o principal instrumento utilizado para sufocar e perseguir os movimentos sociais e todos aqueles que lutam contra as desigualdades geradas pelo sistema, aumentando em grande escala o desrespeito a direitos básicos, a violência contra os mais pobres e a criminalização dos movimentos.

As obras da Copa são o melhor exemplo de abusos contra o povo, pois bilhões de reais em recursos públicos foram investidos para atender as exigências da FIFA, desalojando milhares de famílias, impactando mais ainda o caótico trânsito das grandes cidades com obras faraônicas visando apenas o lucro de empresas privadas que serão as grandes beneficiadas dos negócios gerados com esses investimentos.

Nossos adversários estão no poder e usam de todas as formas para nos explorar e dividir; numa clara ação fascista jovens ligados ao PSDB e outras forças da direita, formentam gangues que se misturam aos manifestantes para promover brigas e segregar militantes que sempre lutaram em defesa de nosso povo. Por isso não é hora de dividirmos a nossa luta e nem fazermos de nós mesmos inimigos de nossas reivindicações. 

Nosso inimigo é o sistema que nos oprime e mata nosso povo e seus governos capachos da elite que ignora nossa voz.

A unidade das organizações abaixo assinado se faz na luta e por isso chamamos a toda a sociedade para se unirem aos estudantes e trabalhadores(as) nessa histórica jornada que deve crescer e se organizar para efetivar nossa indignação em conquistas reais.

*Redução imediata das tarifas! Passe Livre Já
*Por aumento dos investimentos em saúde, educação e moradia;
*Pelo fim do aparato repressivo e pelo fim da PM.
*Não a criminalização das organizações e movimentos sociais.
*Que as centrais sindicais levem a frente as jornadas de luta em todo o país.
*Independência frente a todos os Governos.
*Libertação dos manifestantes presos em todas as cidades.

Assinam em baixo:  AGB sessão local BH, Associação Cultural José Marti, ANEL, Brigadas Populares, COMITÊ ANTI-COPA Rede Feminista de Saúde, CSP-Conlutas,  Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania,
LER-QI, MLB, MST, PCB, PCR, PSOL, PSTU, UJC, UJR,

Nenhum comentário:

Postar um comentário