domingo, 23 de junho de 2013

Pedra Azul: Movimento Vem Pra Rua publica Manifesto

O QUE QUEREMOS! 

BOAS CAUSAS PARA OS MANIFESTANTES

Antes que leiam esse texto, pedimos que não façam comparações entre os governos atual e passado e pedimos também que notem que boa parte dos pedidos não é de responsabilidade de vereadores e prefeitos e sim de deputados, senadores, governador e presidenta. No entanto, é dever de nossos vereadores e prefeito, como nossos representantes, cobrar junto a quem realmente tem a responsabilidade. Também lembramos que o atual governo é de apenas 6 meses e que o governo atual só vai ter seu plano plurianual valendo a partir do ano que vem. 

PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL (CABE AO MUNICIPAL COBRAR E OFERECER PARCERIAS)

Queremos que nossos políticos (eleitos e não eleitos) busquem seus apoiadores (deputados, senadores, governador e presidente) pressa no asfaltamento do trecho entre Pedra Azul e Almenara e de Almenara – Jacinto - Salto da Divisa. Isso nos ligará até cidades importantes da Bahia como Eunápolis e Porto Seguro. Isso aumentará a quantidade de pessoas que terão que passar dentro de Pedra Azul utilizando nossas rodovias asfaltadas. Vamos ter mais renda e mais empregos. O processo de asfaltamento já está em andamento, mas devemos garantir que seja feito antes que os atuais governador e presidenta saiam do poder.

Queremos que se comprometam a asfaltar os trechos de Pedra Azul a Jequitinhonha e Pedra Azul - Divisópolis – Mata Verde, pois além de melhorar o deslocamento entre essas cidades, facilitaria a escoação da produção rural, alcançaríamos mais facilmente nossos distritos e nossos familiares que trabalham na Grafite viajariam mais seguros.

Queremos que nossos políticos lutem para trazer um campus de universidade estadual ou federal com cursos de qualidade. A UAITEC foi um belo passo. A diversificação dos cursos da UAB também. Mas queremos agora, cursos presenciais. Quantos de nós saem da cidade pra cursar faculdade em outros lugares? Queremos que lutem para a vinda de faculdades particulares também. Estamos indo aos montes, pagando pra fazer faculdade em Medina. Queremos que a cidade contribua com transporte para aqueles que estão estudando fora, mas que o pagamento do transporte inviabiliza o estudo. Quantos de nós as vezes consegue ganhar uma bolsa pelo PROUNI mas não pode estudar porque não consegue pagar o transporte.

Queremos que nossos políticos lutem pela vinda de um campus do Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG, que já oferece cursos profissionalizantes em nossa cidade. Nós queremos o campus porque além de oferecer os cursos profissionalizantes, nossos jovens poderiam cursar o ensino médio no INFMG. O IFNMG também oferece cursos superiores que os nossos jovens já poderiam cursar após concluírem o ensino médio.

PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO MUNICIPAL

Queremos mais transparência da Câmara Municipal e da Prefeitura. Não estamos colocando em xeque a honestidade de nenhum deles, mas precisamos de uma forma de controle. Se você acredita que os atuais administradores são honestos, pense que daqui a 4 anos, as novas pessoas eleitas não sejam honestas e você vai precisar de um mecanismo pra fiscalizá-las. Se você duvida da honestidade dos atuais administradores, esta seria sua chance de descobrir. Então vamos pedir a criação de site para a Câmara como a Prefeitura está fazendo, constando uma forma de contato eletrônica com a câmara e os e-mails de cada vereador, a transmissão das reuniões da Câmara via rádio, a divulgação da gravação das reuniões da Câmara no site e o fim do voto secreto. 

Da Prefeitura, pedimos a prestação de contas a cada 6 meses (não vamos cobrar o site porque já está em construção) e e-mails da prefeitura, do gabinete do prefeito e dos secretários para podermos encaminhar nossas dúvidas, solicitações, elogios e sugestões porque nem todos temos tempo para nos deslocar até esses órgãos pra fazer isso. Nós pedrazulenses queremos nos sentir parte da administração dos senhores políticos, com direito de opinião, afinal os senhores nos representam e se nos representam, precisam estar em constante contato e interação conosco pra saber do que precisamos. Queremos que nos informem dos problemas que estão passando na administração. Não queremos ficar sabendo dos problemas enfrentados pela administração da cidade por fuxicos distorcidos.

Queremos mais pavimentação e urbanismo nos bairros periféricos da cidade que também precisam de qualidade de vida e lazer. Tem a reivindicação antiga do retorno do CINE ISABEL que foi um marco para nossa cidade.

PROVIDÊNCIAS QUE PODEM SER TOMADAS EM PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL, ALÉM DA PROPOSIÇÃO DE LEIS NO ÂMBITO PENAL DE COMPETÊNCIA FEDERAL

Queremos uma segurança pública melhor com mais policiais, mais viaturas em condições de uso (chega de carros sucateados), instrumentos para os policiais trabalharem melhor com tecnologias modernas de investigação. Como exemplos de tecnologias inovadoras na área de segurança, temos as câmeras inteligentes que identificam veículos com queixa de furto ou roubo. Essa tecnologia já está sendo usada por governos estaduais e municipais para dar mais segurança e ajudar a recuperar os veículos roubados. Queremos mais juízes e promotores para dar mais velocidade aos processos. Queremos defensoria pública para defender aqueles que não tem condições de pagar um advogado. Queremos que nossos políticos incentivem seus deputados a apresentarem projetos de lei que acabem com essa cara de impunidade que o Brasil tem. 

Queremos que cobrem saúde cada vez melhor. Um hospital com mais equipamentos, leitos de UTI, um centro de especialidades médicas para o Vale do Jequitinhonha na cidade de Pedra Azul, tornando o tratamento mais perto a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário