segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jequitinhonha: Rádio Santa Cruz de Jequitinhonha fez 42 anos de boas notícias e comunicação compormetida com o Vale

Rádio Santa Cruz, 42 anos de comunicação

Arleison Roberto

24.04.2013
Hoje a Rádio Santa Cruz AM 890 de Jequitinhonha está em festa! São 42 anos de história, evangelização e prestação de serviços ao povo do Vale. 

Esse foi o grande presente deixado por Frei Emiliano Soede, que há 42 anos anunciava a toda região esta grande noticia: " Esta no AR em caráter experimental, a ZYF-247 RÁDIO SANTA CRUZ AM DE JEQUITINHONHA, ondas médias na frequencia de 1420 Khz com 250 Watts de potência"! 

A partir desse momento, nascia a Voz do Vale do Jequitinhonha! Um dos grande sonhos de frei Emiliano, era que a rádio, fosse a igreja dentro da casa de cada um. Levando assim, a mensagem de Deus para todos os lares.


Mas um dos principais objetivos de Frei Emiliano, além de divulgar a cultura e a emancipação do povo, era criar um programa de rádio que funcionasse como uma escola de alfabetização. Na ocasião, professores já haviam sido preparados pelo próprio frei para transmitir aulas para crianças e adultos na roça diretamente dos estúdios da rádio. Além disso, em cada comunidade foi construída uma capela que funcionaria também como escola, onde teria um rádio sintonizado na Santa Cruz recebendo o programa educacional. Nesta mesma capela, teria um monitor para auxiliar e ministrar as aulas para os estudantes. Mas com a chegada do Ensino MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que tinha abrangência nacional com o objetivo de alfabetizar as pessoas, a transmissão foi encerrada e o projeto arquivado.
Para o diretor da rádio, Antônio de Paula, com a chegada da Rádio Santa Cruz ao vale do Jequitinhonha na década de 1970, a região passou a contar com um canal direto de noticias. Segundo ele, até então, o acesso a informação era precário. " Sem a rádio, o povo era carente de informação, era uma região deserta e sem oportunidades de comunicação". Quando a Rádio Santa Cruz completou 16 anos de funcionamento, isso em 1987, Frei Emiliano acreditava que a rádio tinha conseguido realizar as suas metas pastorais e educacionais. Como também, a conscientização do ouvinte no plano social e politico, servindo ainda como serviço de utilidade pública e particular. Rádio Santa Cruz, 42 de história e evangelização.

Reportagem e pesquisa: Arleison Roberto

Publicado no JequiNotícias, em 24.04.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário