quinta-feira, 13 de junho de 2013

Festa do Rosário de Minas Novas começa hoje e vai até o dia 25 de junho

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas,
Uma das maiores manifestações do catolicismo popular do Vale do Jequitinhonha 
A "Buscada da Santa" no rio Fanado é um dos momentos mais prestigiados da Festa.

Minas Novas é uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, distante 520 km de Belo Horizonte e 216 km de Diamantina. Tem o orgulho de possuir o primeiro "arranha-céu" de Minas, um casarão de 4 pavimentos construído em pau-a-pique. 
Mas não é só nisso que Minas Novas se destaca. Diferentemente de outras cidades e localidades, que mantêm a adição da Festa do  Rosário, Minas Novas celebra a sua no mês de junho, mais precisamente nos dias 23, 24 e 25, em coincidência com a data da festa de São João. 
Além do reinado, cujo cortejo é uma atração à parte, a festa em Minas Novas apresenta  duas características que a distinguem das outras: a busca da imagem no rio Fanado, que banha a cidade, e o traslado do cofre, no qual se depositam as contribuições anuais dos irmãos e irmãs do Rosário. 
A primeira solenidade dos três dias finais da festa que, na verdade, têm início dia 13 (dia de Santo Antônio) com a lavagem da igreja e prossegue no dia 15 com o início da novena, é o traslado da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Atrás dos reis do Rosário toda a comunidade se dirige ao Rio Fanado. 
A comitiva da festa, acompanhado dos grupos folclóricos ligados às tradições da festa, atravessa o rio em busca da imagem que se encontra do outro lado numa pedra. A imagem vem nos braços da comitiva e é entregue ao pároco, que a aguarda do lado de cá. Este profere uma prédica ao público e transfere a imagem ao povo que, daí em diante, a conduzirá à sua igreja.Praticamente todos os participantes fazem questão de carregá-la, nem que seja por alguns segundos. 
O antigo e pesado cofre, em poder do tesoureiro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, é trasladado para igreja no último dia da festa da mesma forma: carregado pelo povo, na cabeça. Na igreja, o cofre é aberto para se conferir o depósito e receber a contribuição dos irmãos. No dia 24 (Dia do Reinado), após a missa solene cantada em latim, rei e rainha do Rosário procedem farta distribuição de doces e quitandas ao público. 
Primeiramente, duas mesas improvisadas com cerca de 5 a 10 metros de comprimento são postas com doces de diversos tipos, uma na frente da casa do rei e outra na casa da rainha. Vários pratinhos de cerâmica (do artesanato local), guarnecidos por colherinhas de pau (idem), mais outro tanto de vasos da mesma cerâmica com cerca de 10 a 15 quilos de doce, cada um, aguardam o momento da "corrida ao doce". 
À entrada da comitiva na casa é dado o sinal e, os mais espertos ultrapassam a corda de isolamento e pegam o que podem. Num piscar de olhos, todo o material desaparece da mesa. É o único momento em que se vê atropelo. Depois disso inicia-se a distribuição dos doces ao público. Não há filas e também não há confusão ou briga. Muitos braços se erguem ao alto para receber um potinho com doces, mas a mão que o alcança é respeitada. Ninguém avança sobre quem o apanha. Todos recebem sua porção de doce e muitos voltam para receber mais. 
Só na casa da rainha da festa cerca de 3 mil quilos de doces foram feitos para distribuir .
A polícia nem é vista nas ruas. Não há necessidade. Não há brigas nem bêbados a perturbar o andamento da festa. Também não há o comércio ambulante que fareja festas. As ruas se mantêm limpas e ninguém vê o serviço de limpeza pública.
Meia hora depois da distribuição de doces, passamos nos locais e tudo estava limpo, como se nada tivesse acontecido. 
Como muitas outras cidades do Jequitinhonha, Minas Novas é uma cidade pobre economicamente, porém com muito a ensinar a comunidades mais privilegiadas, como Ouro Preto, por exemplo. Como os provedores da festa em Minas Minas Novas ressaltam em folheto explicativo sobre as tradições, foi em Ouro Preto que surgiu o reinado do Rosário pela iniciativa do negro forro Chico Rei. 
Entretanto, no município de Ouro Preto quase nada mais há sobre as antigas tradições. Perdeu-se quase tudo e o restante está sendo enterrado agora por obra e graça de alguns padres avessos à cultura.
Texto de um turista de Ouro Preto, extasiado com a beleza da Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas.
Construído em pau-a-pique, em 1821, este sobradão se destaca entre o casario de um só pavimento da cidade
A comunidade se reúne à margem direita do Rio Fanado, à espera da imagem que vem do outro lado

    Nos braços do povo e acompanhada por grupos folclóricos a imagem de Nossa Senhora do Rosário é conduzida à sua igreja, onde acontecem então as solenidades maiores         
O cortejo do reinado é acompanhado pelo povo e por grupos folclóricos

Crianças, jovens e idosos em roupas multicoloridas representam uma comitiva real nos moldes do período colonial brasileiro

O luxo se mistura ao simples. Repare na figura de uma senhora negra ao lado dos reis. Está vestida de escrava, descalça, e traz à cabeça um jarro de cerâmica. Ele está cheio de água. Ao fim do cortejo, na porta da igreja, ela desce o jarro da cabeça e serve água aos reis e seu séquito. O vasilhame usado é um cuité 

O Juiz Maior Admar Lúcio de Castro Santos, (filho da ex-Juiza Maior Eva Camargos de Castro), e a Juíza Maior Lídia Maria do Rosário Alves, convidam a todos para vivermos este grande momento de fé e de confraternização.

Clique no carta para ampliá-lo

Confira a programação da Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas 2013:

13 de Junho de 2013
04h00min – Quinta - feira do Angu
(Lavação da Igreja)

15 a 23 de Junho
Novenas com participação dos Corais:
Agnus Day, Agape, Irmã helena e São José.
Leilões e Barraquinhas

23 a 25 de Junho
Feira de Artesanato

23 de Junho – Dia do Mastro
09h30min – Transição da Imagem de Nossa Sra. Do Rosário, Tambozeiros Rei Tiago, Grupos de Santiago, Bemposta e banda de Música de Minas Novas.
19h00min – Ultima Novena e logo após levantamento do Mastro
com Show Pirotécnico.
Último Leilão – responsáveis: Minasnovenses Ausentes
23h00min Show com Dimas e Seus Teclados

24 de Junho – Cortejo
08h30min – Cortejo Real, com participação da banda de Música de Minas Novas e Grupos Folclóricos locais e visitantes.
10h00min – Missa Solene da Festa.
15h00min – Shows com artistas locais.
18h30min – Procissão, logo após coroação.

25 de Junho – Dia da Posse
08h00min – Transição e abertura do Cofre para recolhimento dos anuários.
19h00min – Missa Campal e Posse dos Novos reis para 2014: 

Geraldo Celso Miranda e Maria do Rosário Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário