Superintendente Regional do Trabalhou visitou Araçuai para fortalecer parcerias
Foto: Divulgação
Em Araçuai, Superintendente Regional do Trabalho cumpriu agenda que incluiu Presidentes de Colônias de Pescadores
O Vale do Jequitinhonha é a nova fronteira da exploração mineral com a descoberta de uma megajazida de minério de ferro na região de Salinas e Grão Mogol e de grafita em Almenara.
No entanto, a mão de obra qualificada para trabalhar no setor, é um grande desafio a ser enfrentado na região.
Com a mecanização das lavouras de cana-de-açucar muitos trabalhadores estarão desempregados e retornando para a região e sem perspecitivas para novas frentes de trabalho..
São centenas de jovens na faixa etária entre 18 e 35 anos que não possuem qualificação profissional e que todos os anos saem do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, para o corte de cana.
“ O Ministério do Trabalho e Emprego (MTb) tem um papel fundamental na qualificação profissional, principalmente através dos programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) “, disse o Superintendente Regional do Trabalho, Valmar Gonçalves, durante visita à Araçuaí na quarta-feira ( 05/11).
Entre os programas oferecidos pelo Ministério do Trabalho, ele citou o PRONATEC, PROJovem Trabalhador
Para ele, é importante que os municípios façam a adesão a estes programas.
“ É preciso investir mais nas questões econômicas do Vale do Jequitinhonha. Não basta só qualificar mas oferecer oportunidades para o trabalho”, disse Gonçalves, afirmando que sua visita à Araçuaí teve o objetivo de estreitar laços e fortalecer parcerias.
Na parte da manhã, ele se encontrou com coordenadores da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e em seguida se reuniu com o prefeito eleito do município, Armando Paixão a quem solicitou apoio para implantação de projetos de emprego e renda no município.
À tarde, Valmar Gonçalves se encontrou com os presidentes das colônias de pescadores de Almenara, Águas Vermelhas e Machado Mineiro. Eles prometeram encaminhar projeto de fomento para o setor à Gerência Regional de Araçuaí.
Fonte: Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário