sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Superintendente Regional do Trabalho diz que qualificação profissional é o grande desafio para o Vale

Superintendente Regional do Trabalhou visitou Araçuai para fortalecer parcerias

Foto: DivulgaçãoSuperintendente Regional do Trabalho diz em Araçuaí que qualificação profissional é o grande desafio para o Vale
Em Araçuai, Superintendente Regional do Trabalho cumpriu agenda que incluiu Presidentes de Colônias de Pescadores

O Vale do Jequitinhonha é a nova fronteira da exploração mineral com a descoberta de uma megajazida de minério de ferro na região de Salinas e Grão Mogol e de grafita em Almenara.


No entanto, a mão de obra qualificada para trabalhar no setor, é um grande desafio a ser enfrentado na região.

Com a mecanização das lavouras de cana-de-açucar muitos trabalhadores estarão desempregados e retornando para a região e sem perspecitivas para novas frentes de trabalho..

São centenas de jovens na faixa etária entre 18 e 35 anos que não possuem qualificação profissional e que todos os anos saem do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, para o corte de cana.


“ O Ministério do Trabalho e Emprego (MTb) tem um papel fundamental na qualificação profissional, principalmente através dos programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) “, disse o Superintendente Regional do Trabalho, Valmar Gonçalves, durante visita à Araçuaí na quarta-feira ( 05/11).

Entre os programas oferecidos pelo Ministério do Trabalho, ele citou o PRONATEC, PROJovem Trabalhador

Para ele, é importante que os municípios façam a adesão a estes programas.

“ É preciso investir mais nas questões econômicas do Vale do Jequitinhonha. Não basta só qualificar mas oferecer oportunidades para o trabalho”, disse Gonçalves, afirmando que sua visita à Araçuaí teve o objetivo de estreitar laços e fortalecer parcerias.

Na parte da manhã, ele se encontrou com coordenadores da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e em seguida se reuniu com o prefeito eleito do município, Armando Paixão a quem solicitou apoio para implantação de projetos de emprego e renda no município.

À tarde, Valmar Gonçalves se encontrou com os presidentes das colônias de pescadores de Almenara, Águas Vermelhas e Machado Mineiro. Eles prometeram encaminhar projeto de fomento para o setor à Gerência Regional de Araçuaí.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário