DEFINIDA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA BR-116 EM MINASRodovia Rio Bahia serve a Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Itaobim, Medina, Cachoeira do Pajeú, Pedra Azul e Divisa Alegre.
A ANTT abre audiência pública para recebimento de sugestões e
contribuições aos estudos de viabilidade técnica e econômica para
concessão da rodovia BR-116 (Rio-Bahia) no trecho mineiro.
A participação dos interessados pode ser feita pelo site da
A BR-116 tem extensão de 816,7km, iniciando-se na divisa com o estado do Rio de Janeiro (Além Paraíba) e terminando na divisa com o estado da Bahia (Divisa Alegre). Ela cruza importantes municípios de Minas como Caratinga, Governador Valadares, Itambacuri, Teófilo Otoni e Catuji.
No Vale do Jequitinhonha, a BR 116 corta os municípios de Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Itaobim, Medina, Cachoeira do Pajeú, Pedra Azul e Divisa Alegre.
O projeto de concessão, elaborado pela Gerência de Regulação e Outorga da Exploração de Rodovias (GEROR) da ANTT, prevê a realização de trabalhos iniciais de recuperação emergencial da rodovia com duração de um ano.
O projeto de concessão inclui todos os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais, ciclovias, acostamentos e obras de arte especiais.
Atualmente a rodovia tem pistas simples em 815 km de toda sua extensão. A BR-116 deverá estar totalmente duplicada até o final do quinto ano da concessão, conforme os estudos de viabilidade técnica e econômica e pelo Programa de Exploração da Rodovia (PER).
A cobrança de pedágio terá início apenas após a conclusão dos trabalhos iniciais e após a conclusão de 10% das obras de duplicação previstas até o quinto ano, além da implantação das praças de pedágio. A concessão prevê ainda a construção de 26,7 km de vias marginais à rodovia, em trechos urbanos.
Um aviso do diretor-geral em exercício da ANTT, Ivo Borges, publicado na edição de hoje (21.08) do Diário Oficial da União define a realização de reuniões presenciais em Belo Horizonte e Brasília para tratar do assunto.
Fonte: Blog do Jequi
Comentário:
Este projeto de concessão é um tipo de privatização da BR 116 e BR 040. O trecho da 116, de Teresópolis (RJ) e Além Paraíba(MG), já está privatizado. Nos pedágios, há cobrança de R$ 9,70. Se cortarmos 150 km entre Itaobim e Teófilo Otoni, na Rio Bahia, com dois pedágios pagaríamos R$39,80. É um custo danado para o bolso da classe média e de quem precisar trabalhar, passando por este trecho.
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